Geral

Grupo de Jovens Conectados a Deus desenvolve plano de ação para melhorar comunicação da Igreja Católica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A grande tarefa do Grupo de Jovens Cursilhistas de São Ludgero, intitulados Conectados a Deus, que participa do Desafio JMJ Kraków 2016, nos meses de maio e junho, é desenvolver um plano de ação para melhorar a comunicação da Igreja Católica não só no município e sim que possa ser utilizado em toda região. No período, alguns eventos já foram realizados e outros ainda serão promovidos, entre eles, apresentação teatral com o tema “Comunicar a família: ambiente privilegiado do encontro na gratuidade do amor” e uma Missa Jovem no dia 13 de junho na Igreja Matriz São Ludgero. A equipe sãoludgerense está em terceiro lugar, entre 1.234 participantes do Desafio em todo o Brasil. É o único Grupo da Diocese de Tubarão que continua realizando todas as tarefas e está firme desenvolvendo todas as ações propostas.

Os integrantes explicam que a atual tarefa consiste em estudar sobre a comunicação e as formas de se comunicar dentro da igreja. Para isso, os jovens iniciaram os trabalhos estudando sobre o Documento 99 da CNBB que é composto por dez capítulos que motivam a igreja a ampliar suas relações com a comunidade humana. Logo, foi realizado um debate sobre esse documento e formas de se trabalhar isso dentro da paróquia, onde será desenvolvido um plano de comunicação com sugestões de ações que podem ser implantadas na diocese. O objetivo principal é melhorar a comunicação da igreja. O debate ocorreu nas dependências da Casa de Encontro Dom Anselmo – CEDA, em Tubarão, e contou com a presença do atual Pároco de São Ludgero, Rafael Schlickmann, do Coordenador Diocesano da Pastoral da Comunicação – PASCOM, Anselmo Ramos Neto, que reside em Imbituba, o Assessor Eclesiástico da PASCOM, Padre Rafael Uliano, Padre Bantu Mendonça Katchipwi Sayla, da Paróquia Cabeçuda – Laguna, Doutor em Comunicação, e da jornalista Sintia Boeing e os jovens integrantes do Desafio.

O Grupo de Jovens Conectados à Deus iniciará o trabalho dentro da paróquia com a montagem e apresentação de uma peça teatral, tratando sobre o tema do Dia Mundial da Comunicação que é: “Comunicar a família: ambiente privilegiado do encontro na gratuidade do amor”. O Grupo entende que é na família que inicia a comunicação entre as pessoas e comunicação sobre as coisas de Deus. “A experiência do vínculo que nos ‘precede’ faz com que a família seja também o contexto onde se transmite aquela forma fundamental de comunicação que é a oração”, explicam e completam: “Na família, é sobretudo a capacidade de se abraçar, apoiar, acompanhar, decifrar olhares e silêncios, rir e chorar juntos, entre pessoas que não se escolheram e todavia são tão importantes uma para a outra… é sobretudo esta capacidade que nos faz compreender o que é verdadeiramente a comunicação enquanto descoberta e construção de proximidade”.

A data da apresentação do teatro ainda não foi definida. Vale lembrar que no dia 23 de maio, uma Ação Missionária no bairro Nossa Senhora Aparecida, em São Ludgero, foi realizada com a participação dos catequizandos de Crisma e Perseverança. Em junho, também será visitado um Asilo pelo Grupo Conectados à Deus. Todas as ações do Grupo podem ser acompanhadas pelo facebook www.facebook.com/conectadosadeussl.

Saiba mais sobre as ações do Grupo Conectados a Deus – O Grupo de Jovens Cursilhistas de São Ludgero, intitulados Conectados á Deus, está participando do Desafio JMJ 2016. Esse Desafio consiste na realização de tarefas que movimentem toda a paróquia, num prazo determinado pela equipe de organização. Desde setembro de 2014 eles veem realizando as tarefas, que iniciaram com um estudo sobre a paróquia, sua formação, os caminhos percorridos e a atualidade, onde o “pontapé” inicial foi dado com o Pároco Domingos Dorigon, hoje atuante na paróquia de Magalhães, Laguna, apresentando os dados obtidos em pesquisa para a comunidade. Também, foi levantado algumas necessidades da paróquia e o trabalho de evangelização dos jovens ganha evidência.

Sendo assim, os jovens organizaram um plano de ação com atividades a serem realizadas durante todo o ano de 2015 para atrair mais jovens até a Igreja e até os serviços de pastorais. Eles iniciaram os trabalhos chamando juventude e comunidade, para um momento de reflexão e preparação para a Páscoa que ocorreu no Dia Mundial da Juventude.

Ainda dentro das tarefas que foram realizadas pelos jovens está o debate sobre o papel e o espaço do jovem na sociedade, na política e na igreja, onde contou com a presença de membros da sociedade sãoludgerense, vereadores, vice-prefeito, conselho tutelar, entre outros. A tarefa mais recente foi à arrecadação de garrafas Pet e a realização de uma exposição falando sobre o material recolhido, os danos que o material causa ao meio ambiente e a confecção e exposição de inúmeros produtos feitos com as garrafas, apresentando assim outras maneiras de reutilizar e reaproveitar o Pet.  Tanto na arrecadação dessas garrafas como na exposição houve uma importante participação da comunidade em geral, destacando-se crianças e jovens em idade escolar que ajudaram com doações de garrafas, para o grupo desenvolver os trabalhos.

Colaboração: Bertoldo Kirchner Weber