Saúde

Grupo de tabagismo em Maracajá se une para vencer vício

Foto: Itaionara Recco

Foto: Itaionara Recco

Com o intuito de compartilhar experiências de vida e obter ajuda para largar o vício do cigarro um grupo de fumantes se reúne quinzenalmente em Maracajá. A iniciativa é do Departamento de Saúde e a intenção é a promoção da saúde e a conscientização das pessoas sobre os males do tabaco.

A farmacêutica Wanice Lemos Valerio explica que o encontro é uma forma de motivar os fumantes a acabarem com o vício. "Essa troca de experiência somada a medicação incentiva e dá mais resultado no tratamento anti-fumo".

Nas reuniões os participantes recebem dicas, informações e contam como é o dia a dia sem cigarro. "O programa tem duração de três meses e com monitoramento esperamos que senão todos, a maioria, deixe de fumar", ressalta o diretor de Saúde Vilmar Leandro.

O grupo de tabagismo se encontra de 15 em 15 dias na unidade de saúde da Vila Beatriz e no Cemasas, intercalando o local a cada reunião. Atualmente sete fumantes participam dos encontros, que tem por objetivo sensibilizar os usuários a diminuírem ou largarem definitivamente o fumo e adotarem um estilo de vida mais saudável. “Sabemos como é difícil abandonar velhos hábitos e ter melhorias qualidade de vida, por isso as reuniões são importantes”, completa a farmacêutica Wanice que acompanha o grupo. 

Colaboração: Itaionara Recco