Geral

Guarda corpos serão retirados da ponte do Rio Tubarão

Foto: Muriel Ricardo Albonico

Foto: Muriel Ricardo Albonico

O consórcio EnCi (Engedal Construtora de Obras Ltda.-Cima Engenharia e Empreendimentos), fará a remoção dos guarda corpos da antiga ponte sobre o rio Tubarão, no km 337 da BR-101 Sul catarinense, nesta quinta-feira (18). A remoção das partes será feita na cabeceira Sul e iniciará às 13h30. O trabalho é necessário para dar prosseguimento aos trabalhos de remoção da estrutura, pertencente ao traçado antigo da rodovia federal. Para segurança dos motoristas e pedestres, a avenida Severiano Albino Corrêa terá trânsito em sistema “Siga-Pare”, para retirada das partes fragmentadas, sendo liberada em seguida. A Guarda Municipal de Tubarão fará o monitoramento do trânsito.

Durante a retirada, os motoristas e pedestres serão orientados para desviar da frente de obras, seguindo a sinalização existente, tanto para seguir aos bairros São João e Bom Pastor, quanto partindo deles em direção ao centro de Tubarão. Os trabalhos serão finalizados no mesmo dia. Em caso de mau tempo, os trabalhos serão cancelados e redefinidos para nova data. Para novos trabalhos, com interrupção de vias, os motoristas, pedestres, comunidade lindeira e imprensa serão comunicados previamente.

A ponte antiga será removida do centro até às margens, com utilização de equipamentos de corte, separando a estrutura em blocos e transportados para adequado. O restante será implodido e retirado do local, para construir a nova ponte. Com isso, os pedestres e ciclistas não poderão mais utilizar a estrutura antiga para travessia, pois com a obra em andamento, há circulação de trabalhadores e equipamentos, expondo os transeuntes ao risco de acidentes. Todos os espaços próximos da construção estão sendo cercados por tapumes, onde a circulação se restringe ao pessoal envolvido no empreendimento. O DNIT havia instalado, em 2012, barreiras móveis de concreto na cabeceira Sul, para evitar evasão de veículos sobre a travessia.

Também começam a ser instalados os tapumes para isolamento de obras na cabeceira Norte, que, posteriormente serão instaladas na rua Cândido Darela, interrompendo a via municipal. A interrupção da rua, prevista para semana passada, acabou não se confirmando, pois o consórcio priorizou a instalação de tapumes próximo da SC-390. Nesse espaço são erguidos os pilares de sustentação, para início da remoção do vão no leito do rio Tubarão. A previsão é instalar os tapumes nesta semana. 

O consórcio das empresas Engedal Construtora de Obras Ltda. e Cima Engenharia e Empreendimentos, contratado pelo DNIT, será responsável pela construção da nova ponte, do traçado antigo da BR-101 Sul, sobre o rio Tubarão. A estrutura está localizada no km 337,03 da rodovia federal, entre os barros Morrotes e Fábio Silva. A estrutura atual será removida e uma nova será construída. Quando finalizada, a ponte terá 340,8 metros de comprimento por 12,1 metros de largura, com duas faixas de rolagem, acostamento e guarda rodas (proteções laterais de concreto). A ponte vai receber somente o fluxo de veículos no sentido Sul-Norte.

Atenção para interrupção de via municipal

Quando a rua Cândido Darela, via municipal tubaronense, for bloqueada para construção da nova ponte, os motoristas que seguirem em direção aos bairros São João e Bom Pastor, margeando o rio Tubarão, os motoristas deverão seguir pela rua Dep. Olice Pedra de Caldas até o viaduto próximo ao km 336 (de acesso ao Morrotes e São João), cruzando para a rua José Alberto Nunes (seguindo para a esquerda, em direção ao Morro do Formigão) até chegar, novamente, à rua Cândido Darela.

Em direção ao centro da cidade, os motoristas deverão acessar a rua José Alberto Nunes, depois seguir pela rua São João, passando pelo viaduto de acesso ao bairro Morrotes, no km 336 da BR-101 Sul. O mesmo trajeto deve ser feito para acesso ao início da rua Cândido Darela. O espaço de obras estará sinalizado, indicando a aproximação dos trabalhos. Nas vias lindeiras da BR-101 Sul, o DNIT já instalou toda a sinalização definitiva.

Aos motoristas que tragarem pelas ruas Dep. Olice Pedra de Caldas e José Alberto Nunes, lindeiras da BR-101 Sul, vindos da rua Cândido Darela, é preciso respeitar a sinalização vertical e horizontal, indicando parada, anterior à alça lateral do km 336,5 (sentido Porto Alegre-Florianópolis) e anterior ao cruzamento viaduto do Morrotes.

O que são guarda corpos

Os guarda corpos são proteções a meia altura, em alvenaria, que resguarda as faces laterais de pontes, passarelas, viadutos e vias laterais da BR-101 Sul, em função de desnível de pisos ou de ambientes mais altos em relação aos outros.

Colaboração: Muriel Ricardo Albonico/Núcleo de Comunicação DNIT/SC