Economia

Há 15 anos em Lauro Müller, Coopertran é referência em cooperativismo

No sábado a atual diretoria promove um jantar de confraternização

Desde que foi criada no município Lauro Müller, a Cooperativa de Transportes Lauro Müller – Coopertran  vem se tornando referência em trabalho cooperado. Há 15 anos no mercado de transportes, a cooperativa se solidificou e seus sócios comemoram os bons resultados alcançados ao longo da história da entidade.

A ideia de formar uma cooperativa de transportes surgiu devido às dificuldades de alguns proprietários de caminhões em conseguir trabalhos nos transportes de argila e carvão que eram extraídos no município e que estavam sendo efetuados por transportadores de outras localidades. Diante dessas dificuldades, um grupo de proprietários autônomos de caminhões se uniu e buscou a solução para o problema por meio do cooperativismo.

A Coopertran realizou sua primeira Assembleia de Constituição em 06 de junho de 1998, quando foi aprovado o Estatuto que está vigente até hoje. No primeiro Conselho Administrativo foi eleito o presidente Ésio Francisco Lorenzi Filho, em seguida assumiu o comando da cooperativa, Eraldo Sebastião Speck.

Na sua fundação a Coopertran contava com 22 associados e teve como seu primeiro endereço, uma sala cedida nas dependências do Posto Denoni, situada na Rua Dr. Valdir Cotrin, 20. Depois, com o passar dos anos a entidade adquiriu sua própria sede, que está localizada na Rodovia SC-390, Km 153, Bairro Bela Vista.

A Coopertran tem como sua principal atividade, o transporte de argila e carvão, sendo que a argila é transportada como matéria prima para as principais cerâmicas da região como o grupo Cecrisa S.A. e Eliane Revestimentos Cerâmicos S.A. e o carvão para a Indústria Carbonífera Rio Deserto Ltda.

Hoje a Cooperativa possui frentes de serviços também nos município de Grão Pará e Armazém com extração e transporte de argila para outras cerâmicas como Itagres Revestimento Cerâmico e Cerâmica Elizabeth e presta ainda serviço no transporte de carvão com recuperação ambiental na Carbonífera Catarinense.

A Coopertran agrega mais de 35 caminhões do município em suas atividades relacionadas ao transporte, envolvendo em torno de 45 pessoas diretamente, entre cooperados e funcionários.

A cooperativa tem participação expressiva na economia do município. Atualmente ela recolhe mensalmente aos cofres públicos, aproximadamente R$ 35 mil em ICMS e anualmente cerca de R$ 45 mil de IPVA.

A Diretoria atual é formada por três conselheiros efetivos de Administração e três efetivos no Conselho Fiscal, tendo como presidente Eduardo Fontanella e vice-presidente Ernesto Coan Betta.

Sócios se reúnem para comemorar aniversário

Neste ano, em que a Coopertran completa 15 anos de fundação, a atual diretoria promove no sábado (14), um jantar de confraternização que irá marcar também o fechamento do ano, onde deverão estar presentes os cooperados, funcionários, clientes e fornecedores da cooperativa. A confraternização vai acontecer na Associação Recreativa e Esportiva Minas (AREM), a partir das 20 horas. "É um momento especial que vamos nos reunir para comemorar 15 anos de muito trabalho, luta e companheirismo. Afinal temos muito que comemorar, pois ao longo dos anos crescemos juntos nesse espírito cooperativo, deixando de lado o individualismo para sermos mais fortes. A maioria de nós possuía apenas um caminhão de pequeno porte e hoje grande parte dos cooperados possui dois ou mais caminhões de grande porte e mais modernos", destaca o atual presidente.

[soliloquy id=”50158″]