Geral

Há 35 anos, Expo100 era destaque no centenário de Criciúma

Foto: Arquivo Público Municipal

Foto: Arquivo Público Municipal

Terceira prefeitura de Criciúma, o Paço Municipal Marcos Rovaris foi a primeira obra construída pelo prefeito Altair Guidi (1977 / 83) no Parque Centenário. Foi também local da primeira feira multissetorial na cidade, a Expo100, realizada de 4 a 12 de outubro de 1980 como parte da programação do centenário da colonização.

Ao reunir indústria, comércio e serviços, a Expo100 destacou o potencial econômico da região e tornou-se, como feira-mãe, uma referência no tempo e no espaço. Nos 35 anos seguintes, o mesmo Parque Centenário abrigaria dezenas de feiras no Ginásio Municipal de Esportes e no Pavilhão de Exposições.

Conforme o site Engeplus, projeto do arquiteto Manoel Coelho, a estrutura do Paço valorizava a iluminação natural e a circulação do ar, o acesso fácil às repartições e a integração dos diversos setores. Poucas divisórias, corredores largos, janelas enormes abrindo para fora e para o jardim interno antecipavam essas tendências.

O Paço Municipal Marcos Rovaris foi construído pela empresa Engenharia Castanhel. A inauguração ocorreu em agosto de 1981, com a transferência gradual das várias secretarias. Dois incêndios em 2015 lacraram suas portas. Não há previsão para a reabertura.