Saúde

Hábitos saudáveis garantem um envelhecimento mais tranquilo

Os idosos representam, atualmente, 8,6% da população brasileira. Grande parte das vezes, as doenças mais comuns a essa faixa etária podem ser controladas e até prevenidas através de uma melhora no estilo de vida

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O passar dos anos traz um natural declínio fisiológico para todo ser humano. A chegada da terceira idade exige cuidados mais específicos com a saúde dos idosos (pessoas com 60 anos ou mais). Grande parte das vezes, as doenças mais comuns a essa faixa etária podem ser controladas e até prevenidas através de uma melhora no estilo de vida.

Os idosos representam, atualmente, 8,6% da população brasileira. Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) da década de 1990 para os anos 2000, a população de terceira idade no Brasil cresceu 17%. O país tem hoje cerca de 21 milhões de idosos. Em 2025, no entanto, esse número deve passar para 32 milhões de pessoas. 

Prevenção é o melhor caminho

Sobre como envelhecer com saúde, a médica Yamila Roque Pedroso afirma que consciência alimentar e a prática de exercícios físicos são as principais armas contra as doenças na velhice. "Fazer caminhadas, pegar sol, cuidar na alimentação, evitar o excesso de sal, gorduras, frituras, comer muitas frutas e muitos vegetais. Se o idoso fizer tudo isso, terá muito mais chances de ter uma velhice saudável", comenta a médica.

Doenças mais comuns

As doenças mais comuns na terceira idade são a pneumonia, hipertensão arterial e sistêmica, depressão e ansiedade. Yamila ressalta ainda que assim que o idoso sentir algum tipo de desconforto em relação a sua saúde, deve procurar ajuda médica. "É muito difícil que o idoso identifique sozinho alguma dessas doenças. Por isso, deve contar sempre com um acompanhamento médico e jamais se automedicar", finaliza.

Colaboração: Acadêmicos de Jornalismo da Faculdade SATC/Aline Medeiros, Felipe Balthazar, Ketully Beltrame e Talis Machado