Saúde

HDJ realizou o segundo mutirão de catarata com sucesso

Foto: Ana Acordi

Foto: Ana Acordi

Foi realizado o segundo mutirão de cirurgias de catarata no Hospital Dom Joaquim, na última sexta-feira, 25. Uma parceria entre a Clínica de Olhos e o hospital beneficiaram 25 pessoas que sofriam com a lesão ocular. Tudo realizado através do através do SUS (Sistema Único de Saúde).

Conforme a enfermeira chefe do hospital, Mariele Felipe Dassoler, o primeiro mutirão aconteceu em agosto deste ano, e como o número de pessoas com este problema é grande, todo mês será realizado as cirurgias.

Para realizar a operação o paciente passa por uma consulta médica, é avaliado e encaminhado para os exames pré-operatórios. O laudo é entregue para a Secretaria de Saúde que após realizar a análise do paciente, coloca ele na fila de espera do médico que lhe atende.

Sueli Salete foi acompanhar o seu esposo, Carlos Roberto Barcelos que realizou o procedimento. Na sala de espera ela elogiou o atendimento do hospital. “Chegamos aqui pela manhã e desde que estamos aqui fomos bem atendido”, disse.

Ao sair da sala de cirurgia, Carlos contou como foi, “não senti dor nenhuma, os médicos e enfermeiras me atenderam muito bem. Foi ótimo, agora é aguardar a recuperação”, disse.

Segundo a diretora do Dom Joaquim, Luciane Sperling, o hospital fica bem movimentado com esses mutirões. “É gratificante ver o movimento tanto no lado de fora, na recepção, desde quando elas entram para a sala de espera da cirurgia. Todo mundo conversando, parece uma festa. Melhor ainda é saber que a cirurgia irá tratar um problema”, comentou.

O médico que veio auxiliar Dr. Carlos Alberto Simões Tremoco Filho nas cirurgias, foi o Dr. Odilon de Napoli, que também elogiou toda a equipe do HDJ, desde o atendimento na recepção, a higienização, e o carinho que todos têm com os pacientes.

Para o prefeito em exercício Valmir Daminelli (PPS) ver esses atendimentos funcionando através do SUS é uma grande alegria, pois o hospital se torna uma referência para estes tipos de procedimentos. “Esperamos que em breve o hospital atenda outros tipos de cirurgias. Assim os nossos munícipes não precisam se deslocar para outras cidades. Mas estamos providenciando as questões burocráticas para que isso aconteça”, disse.

A Secretaria de Saúde do município está lutando junto com a administração do hospital, o ISEV (Instituto Educação e Saúde Vida) para que a contratualização dos serviços oferecidos pelo SUS sejam homologados pelo Estado. Nesta segunda-feira, 28, com a vinda do Secretário de Estado de Saúde, João Paulo Kleinubing, a Criciúma, a secretária de Saúde do município, Gislaine Cunha pretende reforçar o pedido de urgência para que seja firmada essa parceria.

Colaboração: Ana Acordi