Saúde

Hemosc de Criciúma de portas abertas neste sábado

Foto: Douglas Saviato/Engeplus

Foto: Douglas Saviato/Engeplus

O Hemosc de Criciúma estará aberto neste sábado, dia 6, para atender a população que não consegue fazer sua doação de sangue durante a semana. A instituição estará aberta, das 8 horas ao meio-dia. Conforme a responsável pela captação de sangue do Hemosc, Ana Rúbia Pelegrim Zanette, os tipos sanguíneos que estão mais em falta são os negativos. “Mas lembramos que todos os tipos de sangue são importantes e essenciais para a população”, frisa.

Para manter o estoque do hemocentro em um nível confortável seria necessário a doação de aproximadamente 70 pessoas por dia, no entanto, segundo Rúbia, o Hemosc vem registrando até 30 coletas diárias. A preocupação é não deixar que o estoque do hemocentro fique com poucas bolsas de sangue, pois com as festas de fim de ano os acidentes são mais constantes e a demanda pelas bolsas de sangue aumenta. “Além disso, depois das festas chega a temporada de Verão, onde as pessoas se deslocam para o litoral e as captações diminuem consideravelmente”, destaca a responsável pela captação.

A instituição de Criciúma atende 41 municípios do Sul do Estado, entre Laguna e Passo de Torres. São 27 hospitais e clínicas atendidas na região. O processo de doação não dói, leva aproximadamente 50 minutos, são coletados 450 ml de sangue, que podem salvar até três vidas.

Quem pode doar sangue – Para ser doador basta o voluntário comparecer ao Hemosc com um documento com foto, estar bem de saúde, bem alimentado, pesar mais do que 50 quilos e ter entre 16 e 67 anos. Dos 60 aos 67 anos o doador deve ter feito pelo menos uma doação durante a vida. Dos 16 aos 17 anos ele deve ir acompanhado de um responsável.

Hemosc com novo número – O Hemosc fica aberto de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30min às 18h30min. O hemocentro fica localizado na avenida Centenário, no bairro Santa Bárbara. Mais informações pelo novo número (48) 3444-7400.

Colaboração: Douglas Saviato