Saúde

Hemosc prepara atividades especiais para o Dia Nacional do Doador de Sangue

Hemosc prepara atividades especiais para o Dia Nacional do Doador de Sangue

Foto: Arquivo Engeplus

Foto: Arquivo Engeplus

O Hemosc de Criciúma estará com atividades especiais nesta semana em alusão ao Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue. A data, que é lembrada no dia 25 de novembro, ressalta a importância da doação e valoriza o doador de sangue. Conforme a gerente técnica do hemocentro de Criciúma, Kerley Pereira, alguns atrativos são preparados para que a população compareça na instituição durante esta semana.

No dia 25, às 9 horas, a banda do 28º GAC estará no Hemosc acompanhada com a banda do Papai Noel. Também pela manhã, o hemocentro vai receber a presença do Batman e às 11 horas haverá a apresentação do cantor Rafael Celestino. Já às 18 horas, a instituição terá a participação do Conjunto Coral da Assembleia de Deus de Criciúma.

“Nosso maior objetivo é que as pessoas compareçam no Hemosc e realizem sua doação de sangue. Atualmente, temos recebido poucos voluntários. O ideal é que passe, em média, entre 70 e 80 doadores de sangue por dia, mas, nas últimas semanas, este número não chega na metade”, alerta.

A preocupação é não deixar que o estoque do hemocentro fique com poucas bolsas de sangue. A situação se agrava, pois com as festas de fim de ano os acidentes são mais constantes e a demanda pelas bolsas de sangue aumenta. “Além disso, depois das festas chega a temporada de Verão, onde as pessoas se deslocam para o litoral e as captações diminuem consideravelmente”, destaca Kerley.

Atividades –  Segundo a gerente técnica, a empresa Sest/Senat estará com uma nutricionista na instituição para orientações nutricionais. “Teremos também durante a semana uma fisioterapeuta realizando massagens aos doadores e uma tenda será montada na frente do Hemosc. A empresa Mary Kay estará presente e realizará limpeza de pele e maquiagem aos voluntários”, frisa. A campanha de doação de sangue do Hemosc neste ano conta com o tema: Você não precisa ser famoso para ser admirado, seja um doador. “Estaremos com uma cabine fotográfica durante todo o dia para tirar fotos de todos os voluntários”, comenta. 

A instituição de Criciúma atende 41 municípios do Sul do Estado, entre Laguna e Passo de Torres. São 27 hospitais e clínicas atendidas na região. O processo de doação não dói, leva aproximadamente 50 minutos, são coletados 450 ml de sangue, que podem salvar até três vidas.

A doação – Para realizar a doação basta o doador ir ao hemocentro com um documento oficial com foto, estar bem alimentado e possuir uma boa saúde, além de pesar mais de 50 quilos e ter entre 18 e 60 anos. Dos 60 aos 69 anos o doador deve ter feito pelo menos uma doação. Já os doadores entre 16 e 17 anos devem ir acompanhado de um responsável.

Horário de funcionamento – O hemocentro de Criciúma é aberto de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30min às 18h30min. O Hemosc fica localizado na avenida Centenário, no bairro Santa Bárbara. O telefone de contato do Hemosc mudou nas últimas semanas. O novo contato é: 3444-7400.

Programação, dia 25 (terça-feira):

9 horas: Abertura com a banda do 28º GAC e com a banda do Papai Noel;
9 horas: Presença do Batman;
11 horas: Apresentação musical com o cantor Rafael Celestino;
18 horas: Participação do Conjunto Coral da Assembleia de Deus de Criciúma.

Douglas Saviato / Assessoria Voluntária Hemosc 

Engeplus