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Histórias nunca antes contadas das Renas de Natal inspiram campanha institucional do Grupo OP

Ação estimula o ato de contar histórias e a criatividade, além de sortear dez prêmios

Foto: Divulgação / Grupo OP

Foto: Divulgação / Grupo OP

Um dos principais símbolos natalinos são as renas de Natal. Mas alguém sabe as histórias delas? Inspirado nas renas do Papai Noel, o Grupo OP criou uma campanha institucional para a data comemorativa. A ação, denominada "Renas de Natal", visa estimular em adultos e crianças o lúdico e a magia presentes no período natalino, por meio da leitura e da criação de novas histórias para as renas.  A campanha de Natal foi idealizada e desenvolvida pela equipe da agência.

Tudo começou quando o proprietário do Grupo, Alcides Simioni,  que mora no sétimo andar de um edifício, saía para comemorar a noite de Natal com sua família e sua filha o questionava a respeito dos presentes do Papai Noel. Assim que sua filha entrava no carro ele retornava ao apartamento e escondia o presente dela. "Eu escondia o presente e quando voltávamos da comemoração eu falava: 'Olha… na janela! O Papai Noel indo embora com as renas!'. Essa era a única justificativa que eu tinha para um Papai Noel entrar em um apartamento sem chaminé: as renas mágicas", pontuou.

Um dia, questionado pela filha sobre quem eram as renas de Natal, Simioni pesquisou a história e descobriu que Rudolph, a famosa rena do nariz vermelho, foi criado por um profissional da área de publicidade. "Foi muito grato descobrir que o Rudolph e sua história foram criados por um publicitário, o Robert L. May,  para a loja de departamentos Montgomery Ward, nos Estados Unidos", lembrou. O empresário ficou fascinado pela aventura de Rudolph e resolveu pesquisar as das outras renas, mas não encontrou.

Então, assim como São Nicolau virou Papai Noel no século XIX e Rudolph virou lenda, ambos por conta da publicidade, Simioni também quis dar identidade para as outras renas do trenó do bom velhinho. A equipe do Grupo OP criou um perfil para cada rena e lançou a campanha "Renas de Natal". "Eu quero que outros pais pesquisem sobre as renas e encontrem várias histórias para contar para seus filhos e que eles saibam quem são as renas, diferente de mim. Eu quis unir o útil ao agradável disponibilizando essas histórias e utilizando o talento da minha equipe no desenvolvimento de arte, criação de sites e divulgação da campanha", frisou o publicitário.

O Grupo OP é uma agência de comunicação integrada que conta com três empresas, uma agência de publicidade, a Continental OP, a Loginbiz, que é responsável pelo desenvolvimento digital e a ainda não lançada Gas Conteúdo, que faz a gestão de conteúdo e das redes sociais de clientes do Grupo.

A CAMPANHA

A campanha "Renas de Natal" do Grupo OP estimula o usuário a conhecer, ler e criar novas histórias paras as nove renas do trenó do Papai Noel. As dez melhores aventuras, que podem ser escritas até 31 de dezembro, ganharão uma camiseta personalizada com a rena preferida do vencedor. Os participantes poderão criar mais de uma história para as renas e pessoas do mundo inteiro podem participar, tendo em vista que a campanha possui dois sites, um em inglês e outro em português. Toda a arte gráfica, programação do site e divulgação foi desenvolvida pelas três empresas do Grupo. A Continental OP ficou responsável pela mídia offline, como cartões impressos e brindes, já a Loginbiz pelo desenvolvimento e programação de todo o site e a Gas Conteúdo pela divulgação e interação da campanha nas redes sociais.  Para saber mais acesse www.renasdenatal.com.br ouwww.santasreindeer.biz, curta a fanpage Renas de Natal, no Facebook. 

Colaboração: Nicole Carvalho / Coordenação Grupo OP