Segurança

Homem é baleado por policial militar de folga

Foto: Divulgação

Na manhã desta sexta-feira (17), durante uma discussão, um empresário do ramo imobiliário foi atingido no tórax por um disparo de arma de fogo no Bairro Urussanguinha, em Araranguá. O autor do tiro, um policial militar lotado em Criciúma e que estava de folga, foi autuado em flagrante pela Polícia Civil por tentativa de homicídio.

Logo depois do disparo, a primeira pessoa a prestar socorro à vítima foi o próprio policial militar. O Corpo de Bombeiros de Araranguá foi acionado, encontrou o empresário baleado deitado no chão e, depois dos primeiros socorros, o encaminhou ao Hospital Regional de Araranguá. Ele seguia estável, na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), até o fechamento dessa edição.

Conforme o delegado responsável pelo Caso, Jair Pereira Duarte, o autuado estava na companhia do seu pai e a discussão foi motivada por um desacordo comercial envolvendo o pai do autor e a vítima.

“Estive no local e depois ouvi as testemunhas e os envolvidos. As circunstâncias que levaram a autuação em flagrante são os fatos de que houve uma perseguição do policial militar com o veículo dele, posterior fechamento do veículo da vítima, seguida de uma abordagem com agressões físicas. Neste ponto, há duas versões: a vítima afirma que, durante a discussão o autor sacou a arma e atirou; já o autor relata que a vítima tentou agarrar a arma, o que teria ocasionado o disparo”, explica.

Ainda assim, segundo a autoridade policial, perícias vão ser realizadas para ter a certeza do que realmente aconteceu. “Mas a situação até então apresentada caracteriza uma tentativa de homicídio, crime pelo qual o policial foi autuado em flagrante depois de ser conduzido à Central de Plantão Policial. Depois, durante andamento no processo criminal, talvez sejam apresentadas outras versões”, completa.

Como o policial militar não estava de serviço, é atribuição da Polícia Civil realizar a investigação.

Audiência de custódia acontece neste sábado

Logo depois de autuado, o policial militar que efetuou o disparo foi apresentado no 19º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Araranguá para aguardar a realização de uma audiência de custódia neste sábado, perante o Poder Judiciário da Comarca do município.

Conforme o comandante da 6ª Região de Polícia Militar (RPM), coronel Cosme Manique Barreto, se a Justiça decidir manter o policial preso, ele será transferido para Criciúma e permanecerá detido até liberação. Já se for liberado, passará por um psicólogo antes de retornar ao trabalho. “E além disso, a PM vai abrir um procedimento interno, fazer a análise do flagrante da Polícia Civil, até ter também uma fundamentação sobre a situação”, finaliza.

Com informações do Portal Clicatribuna.

Notícias Relacionadas

Jovem é condenado por latrocínio que vitimou policial militar aposentado em Criciúma

O rapaz e seu comparsa, além de se apoderarem da arma da vítima, ainda fugiram com um carro roubado de um cliente do posto que estava no local.

Policial Militar de folga age e imobiliza assaltante em Braço do Norte

O policial saltou do carro, percorreu cerca de 100 metros e derrubou o assaltante.

PM e surfistas salvam a vida de tubaronenses, em Imbituba

Policial ferido em acidente segue na UTI, em Tubarão