Geral

Horários de detonações serão alterados no Morro do Formigão

Foto: Muriel Ricardo Albonico

Foto: Muriel Ricardo Albonico

Os usuários da BR-101 Sul catarinense devem atentar para a alteração no horário das detonações para escavação da galeria do túnel no Morro do Formigão. Anteriormente, eram definidos até dois trabalhos diários, porém, agora, as detonações acontecerão das 07:00 horas até às 20:30 horas, de segunda-feira a sábado. Com o final do Horário Brasileiro de Verão, o término dos trabalhos de detonação será às 18:00 horas.

A mudança é necessária devido ao ciclo de escavação estar avançando em ritmo acelerado, com trabalhos sendo realizados em tempo integral, reduzindo o intervalo entre as remoções de rocha. As detonações são feitas em profundidade de segurança, onde a comunidade de Fábio Silva, bairro lindeiro ao empreendimento, não é removida das residências. Não haverá mais número de detonações pré-definidas, mas sim, remoções assim que novas frentes estiverem perfuradas.

Aos motoristas, atenção redobrada a interrupção do tráfego de veículos entre o km 337 ao km 339, em ambos os sentidos de fluxo, durante as detonações de explosivos para escavação de rochas. Seguindo o histórico de atividades na obra, a interrupções no tráfego da rodovia federal dura entre dez a 15 minutos, na eficácia dos procedimentos de detonação, não comprometendo o fluxo de veículos em qualquer horário.

Os usuários da rodovia devem ter atenção redobrada quando o trânsito for liberado após os serviços de detonação em Tubarão: no segmento há trânsito de veículos em pista simples de mão dupla, com o limite de velocidade máxima de 60 Km/h. No Morro do Formigão, os motoristas que trafegarem com veículos de grande porte poderão utilizar a faixa adicional disponível em ambos os sentidos de tráfego.

Nos dias sem os trabalhos de corte de rochas, os cuidados também devem redobrados, tendo vista a movimentação intensa de trabalhadores e de equipamentos alocados nas frentes de obras. É proibida a circulação de pedestres pelas frentes de trabalho bem como a entrada de pessoas não autorizadas, pois toda a área em serviço demanda uso de equipamentos de segurança e acompanhamento por pessoal treinado.

O DNIT recomenda que durante a interrupção do tráfego, os usuários da BR-101 Sul não tomem caminhos alternativos, pois o intervalo de tempo entre as detonações e a liberação do tráfego é pequeno. O uso de vias municipais torna-se mais demorado, além de acrescer fluxo aos bairros de Monte Castelo, Oficinas e Morrotes, aglomerados urbanos tubaronenses

Colaboração: Muriel Ricardo Albonico/Núcleo de Comunicação DNIT/SC