Saúde

Hospitais de Criciúma aceitam proposta de sindicato

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Três hospitais de Criciúma – São José, Unimed e São João Batista – aceitaram, nessa segunda-feira (23), a proposta do Sindicato Patronal e encerraram a greve. O Hospital Regional de Araranguá, no entanto, votará uma nova proposta na tarde desta terça-feira. Em caso de rejeição, os trabalhadores reiniciam a greve nesta quarta-feira, dia 25.

Conforme o site Engeplus, o Sindisaúde recebeu a proposta no último fim de semana, e está visitando os hospitais da região para que cada um decida se aceita ou não a oferta. Na proposta, o Sindicato Patronal oferece reajuste de 10,33% (100% da inflação estimada no período) nos salários, pago em parcela única em novembro, além de R$ 75 de vale-alimentação a partir de junho de 2016.

"Os hospitais de Criciúma aceitaram o proposto, mas em Araranguá os funcionários rejeitaram o fato de receber o vale-alimentação a partir de junho. O patronal propôs, então, pagar o vale a partir de janeiro, e essa nova proposta será votada hoje", destaca o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Saúde de Criciúma e região (Sindisaúde), Cléber Ricardo da Silva Cândido.

Os hospitais do "Bloco B" de propostas – São Donato, em Içara, Santa Catarina, em Criciúma, Rio Maina, Nova Veneza, Urussanga, Morro da Fumaça, Meleiro e Turvo – não aceitaram a proposta de reajuste de 70% do INPC, em duas parcelas repassadas em janeiro e fevereiro.  

Confira a pauta de reivindicações do Sindisaúde:

* Reajuste de 10% de aumento real, mais o INPC do período;

* Vale-alimentação de R$ 250;

* Jornada de 6 horas diárias com uma folga semanal. Jornada de 12 x 36 com duas folgas mensais de 15 em 15 dias. Jornada comercial de 40 horas semanais;

* Fim do Banco de Horas;

* Pagamento pelas empresas do salário até o quinto dia útil e as obrigações trabalhistas como: décimo terceiro salário, FGTS e previdência social;

* Plano de saúde para os empregados;

* Contratação de mais trabalhadores em respeito ao dimensionamento;

* Mudança da data base de novembro para abril;

* Homologação dos exames admissionais no sindicato.