Saúde

Hospital Santa Otília atende apenas urgências e emergências

Foto: Ariel Rodrigues/Sul in Foco

Foto: Ariel Rodrigues/Sul in Foco

A manhã desta quinta-feira (25) iniciou tranquila na Fundação Hospitalar Santa Otília em Orleans. Funcionários e direção vestem preto devido ao movimento nacional que visa chamar a atenção do Governo Federal para as dificuldades que são enfrentadas pelas instituições filantrópicas do país.

Durante todo o dia não serão realizados os atendimentos eletivos. O movimento é uma iniciativa da Associação dos Hospitais do Estado de Santa Catarina – AHESC e da Federação dos Hospitais Filantrópicos de Serviços de Saúde do Estado de Santa Catarina – FEHOSC, e recebeu o nome de Dia Nacional de Luto Pela Crise dos Hospitais Filantrópicos e Santas Casas. Diversos hospitais da região estão engajados na luta.

“Nossa mobilização é pacífica. Diariamente o hospital aumenta suas dívidas devido à defasagem na tabela SUS, e isso traz consequências absurdas. O histórico déficit entre as receitas e as despesas na prestação de serviços ao SUS, indica que para cada R$ 100 gastos no atendimento aos pacientes, o SUS paga, em média, somente R$ 65”, aponta o contador da FHSO, Carlos Alberto Bussolo, o Beto, acrescentando que todos os funcionários aderiram a mobilização. “Gostaria que a população entendesse que isso não é uma greve. É simplesmente para que nossas autoridades abram seus olhos para a crise que ameaça o setor filantrópico” finaliza.

Apenas atendimentos de urgência e emergência serão realizados pela instituição.