Saúde

Hospital São Donato adquire novo oxímetro para exames em recém-nascidos

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Para facilitar a aplicação da lei municipal que obriga o teste do coraçãozinho em recém-nascidos, o Hospital São Donato colocou em uso um novo oxímetro nessa quinta-feira. Logo que chegou o aparelho já foi utilizado em duas crianças. O equipamento adquirido pela fundação filantrópica é mais moderno que o utilizado até então na sala de procedimentos da maternidade. Além disso, possibilitará mobilidade na aplicação.

"Este novo aparelho é com pilhas e permitirá que possamos fazer o exame no quarto. Ele também possibilita que os dados sejam baixados no computador", elenca o obstetra chefe da maternidade, Lauro Nogueira. O investimento foi de R$ 1,8 mil. A investigação de problemas cardíacos complementará a bateria de exames já composta pelos testes do pezinho, olho e orelha para verificação de doenças metabólicas, de visão e audição.

“O exame detecta defeitos nas câmaras do coração e nas válvulas. Com isso as intervenções cirúrgicas podem ser feitas mais rapidamente”, coloca. Desde junho deste ano o exame se tornou gratuito pelo Sistema Único de Saúde. Em agosto passou a ser obrigatório também por lei municipal. O teste é feito com a medição do oxigênio no sangue e da pulsação através de uma pulseira colocada na mão e no pé do bebê.

Colaboração: Lucas Lemos