Geral

Hospital São Donato busca ajuda contra dívidas

Foto: Lucas Lemos

Foto: Lucas Lemos

As dívidas com a União são o maior empecilho para que o Hospital São Donato alcance a sustentabilidade. A falta de Certidão Negativa de Débitos significa a impossibilidade de apresentar novos projetos ao Governo do Estado e Governo Federal. Para reverter isso será preciso ajuda de autoridades como o secretário-adjunto de Saúde de Santa Catarina, Acélio Casagrande. Ele esteve na instituição filantrópica na sexta-feira, dia 11.

Com a intermediação de Acélio, a entidade hospitalar buscará meios de reduzir a dívida com o INSS. A ideia é que esta discussão ocorra inicialmente com a superintendência no estado e, num segundo momento, com o ministro da Previdência. Existe também a possibilidade de financiar o débito em 15 anos, neste caso, com o desconto diretamente no valor repassado para os atendimentos pelo Sistema Único de Saúde. Contudo, isto representará na elevação do déficit mensal de quase R$ 150 mil.

"Temos que buscar todas as alternativas", coloca Acélio. "Além de sanear as contas, precisamos também buscar melhores condições de atendimento. O nosso projeto é reduzir o número de leitos por quarto e aumentar a ocupação dos apartamentos pelo SUS. Não somos um depósito de pessoas. Quem procura o hospital quer ser bem atendido. É isso que vamos buscar", coloca o diretor-administrativo Júlio César De Luca. O encontro teve a participação também do vice-prefeito Sandro Giassi Serafin.

Colaboração: Lucas Lemos