Saúde

Hospital São Donato se prepara para dobrar partos

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Hospital São Donato deverá se preparar para dobrar o número de partos em maio. Neste ano foram quase 70 nascimentos ao mês. A perspectiva é chegar a 140 com o fechamento da maternidade do Hospital São José de Criciúma. O reforço na equipe acontecerá já a partir de domingo. O comunicado sobre a divisão da demanda, por vez, foi apresentado na tarde desta sexta-feira, dia 2. 

"Dividimos Criciúma em regiões. As gestantes do Centro de da Próspera serão encaminhadas para Içara", coloca o secretário municipal de Saúde de Criciúma, Paulo Conti. Para dar conta da demanda, a fundação filantrópica de Içara ampliará a quantidade de obstetras. Passará de quatro para sete. "Vamos abrir os quartos semi-privativos e adaptar a ala infantil para receber as mães", indica o diretor-administrativo Júlio César De Luca. 

Conforme definido junto ao Ministério Público Federal, os R$ 306,8 mil recebidos pela maternidade do Hospital São José serão divididos proporcionalmente pela produção que receberá o Hospital São Donato de Içara, Hospital São Marcos de Nova Veneza e o Nossa Senhora da Conceição de Urussanga. "O mais importante agora é não deixar ninguém sem atendimento. Somos parceiros do Sistema Único de Saúde", coloca Júlio.

“O MPF estabeleceu que o fechamento da maternidade não poderá ocorrer somente no SUS. Então os hospitais da região também absorverão a demanda particular”, enaltece o secretário-adjunto de Saúde de Santa Catarina, Acélio Casagrande. A reunião emergencial realizada em Içara contou com a participação também o prefeito Murialdo Canto Gastaldon, o secretário de Saúde de Içara Lauro Nogueira e o secretário de Forquilhinha Rangel Loch.

Colaboração: Lucas Lemos