Saúde

Hospital São Donato tem adesão aprovada ao ProSUS

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Hospital São Donato está aprovado para o ProSUS. A expectativa agora é pela comunicação dos próximos passos para a redução das dívidas da fundação filantrópica com a União. Cada parcela de encargo garantirá uma remissão equivalente. Além disso, os débitos serão congelados. A inclusão da entidade no programa permitirá a obtenção também da Certidão Negativa de Débitos e, consequentemente, a captação de recursos para outros projetos no Governo do Estado e Governo Federal.

“Os encargos serão descontados diretamente no repasse que temos pelo Sistema Único de Saúde. Para compensar a perda deste recurso, esperamos agilidade dos leitos de retaguarda. A adesão do Hospital São Donato já está em Brasília”, indica o diretor-administrativo Júlio César De Luca. Pelo menos 15 novos leitos serão criados para atender ao projeto. Outros 15 passarão pela qualificação. A inclusão exige também a verificação dos protocolos clínicos, equipe técnica adequada, existência de prontuário único e educação permanente.

Dois quartos já foram inclusive adaptados e inaugurados com recursos destinados por intermédio da Unesc através do Programa de Reorientação Profissional e Programa de Educação pelo Trabalho. Ambos com climatização, poltronas individuais para acompanhantes, leitos com proteção lateral, um armário individual, além da reforma dos banheiros. Os leitos de retaguarda fazem parte da rede de urgência e emergência em apoio aos hospitais de referência em alta complexibilidade.

Colaboração: Lucas Lemos