Geral

Hospital São José lança campanha Parceiros da Biblioteca

Foto: Katia Farias

Foto: Katia Farias

Com o intuito de influenciar colaboradores a criarem o hábito pela leitura, o Hospital São José lançou a campanha “Parceiros da Biblioteca”.  O objetivo da ação é aumentar o acervo de livros dos mais variados gêneros.

Atualmente a Biblioteca Dr. Ernesto Góes, possuí um número considerável de livros para pesquisa na área da saúde. Exemplares de outros gêneros literários eram pouco encontrados no local.  Pensando em contribuir com o crescimento intelectual e colaborar com a formação pessoal dos colaboradores, as bibliotecárias e a Coordenação do Centro de Ensino e Pesquisa da Instituição, resolveu ampliar o leque de informações, trazendo a literatura brasileira e internacional para dentro da Biblioteca, afim de que os colaboradores pudessem desfrutar do “mundo” dos livros.

A campanha teve início há cinco meses. Em um primeiro momento a ideia era que os próprios colaboradores trouxessem livros em bom estado de conservação, que não tivessem mais uso em casa; consequentemente estas pessoas teriam acesso a outros livros, tornando-se assim, sócios da biblioteca. 

A ação foi lançada internamente, colaboradores, Irmãs Escolares e médicos fizeram diversas doações, mas há aproximadamente 15 dias a ideia foi intensificada, com a intenção de expandir os pedidos, e desde então o acervo está recebendo doações de diversas livrarias da região.  Até o momento a biblioteca do HSJosé já recebeu 241 livros dos mais variados gêneros, desde livros de autoajuda, até clássicos da literatura como “O Pequeno Príncipe”.

“Nossa biblioteca já possui um considerável acervo para pesquisa na área da saúde. Muitos de nossos colaboradores internos já fazem uso da mesma. Porém, além de livros voltados para a pesquisa, queremos poder ofertar também ao nosso colaborador, uma bibliografia voltada para a autoajuda e o lazer. O ambiente hospitalar é por si só, um local que exige de nosso colaborador um grande equilíbrio emocional. Muitas pessoas que trabalham com doentes, tornam-se doentes também por causa de stress e depressão. Considerando o lazer e a autoajuda como elementos importantes para um bom estado físico e mental, desejamos investir nesta área. Acreditamos que livros de literatura, autoajuda, bibliografias entre outros, possam despertar o interesse de nossos usuários internos e ajudá-los em sua vida pessoal”, ressalta Irmã Mirian de Medeiros, responsável pele Centro de Ensino e Pesquisa do HSJosé.

As doações podem ser feitas por qualquer pessoa da comunidade que queira colaborar. Os interessados podem encaminhar os livros para a Biblioteca do Hospital todos os dias das 07h às 20h, exceto sábados e domingos.

Colaboração: Katia Farias