Saúde

HSJosé retorna as atividades mesmo sem o repasse integral do SUS

Desde dezembro o hospital está com os atendimentos eletivos e ambulatoriais suspensos devido aos atrasos de pagamentos e à falta do repasse da verba

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Direção do Hospital São José de Criciúma comunicou nesta segunda-feira, dia 5, que os atendimentos eletivos devem retornar a partir dessa quarta-feira, dia 7. A decisão foi realizada acatando uma liminar que estabelecia prazo de até dez dias para cumprimento da ordem do retorno das atividades. 

De acordo com a diretora administrativa do hospital, Terezinha Buss, a instituição ainda não recebeu 100% do valor a ser pago pelo SUS. "Nós recebemos cerca de 70% do valor que o Ministério da Saúde deve repassar, mais alguns incentivos, então ainda não temos dinheiro para pagar as folhas de pagamento dos funcionários, nem mesmo fornecedores. Mas, estamos acatando a decisão da liminar que nos foi entregue dia 27 de dezembro e estabelecia um prazo de 10 dias para que o atendimento voltasse ao normal", explica.

Desde dezembro o hospital está com os atendimentos eletivos e ambulatoriais suspensos devido aos atrasos de pagamentos e à falta do repasse da verba do SUS. Segundo o site Engeplus, o Hospital possui um deficit maior de R$ 20 milhões.