Saúde

Içara adere ao programa NutriSUS

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Governo de Içara, por meio da Secretaria de Saúde e o apoio da Secretaria de Educação, aderiu ao Programa NutriSUS. Com isso, será implantado nos Centros Educacionais Infantis, que participam do Programa Saúde na Escola (PSE), estratégias de fortificação da alimentação infantil com micronutrientes em pó (vitaminas e minerais). Para implantar o programa, profissionais da Saúde participarão nesta quarta-feira (27), em Florianópolis, de uma oficina sobre as estratégias.

“Nessa oficina iremos trazer para Içara mais informações sobre o programa, a adesão e o real perfil de estratégia que o Ministério da Saúde monta para as entregas nos municípios do país”, explica a coordenadora do PSE, enfermeira Camila Martins. Ainda segundo a nutricionista da Secretaria de Educação, Tamiris de Aguiar Benfato, após a oficina será montado uma estratégia de capacitação para os CEI´s envolvidos no programa. “A direção, professores e merendeiras receberão informações de como utilizar essa ferramenta, os micronutrientes em saches”, destaca Tamiris.

Em Içara, dos dez centros educacionais infantis, três que atendem crianças com idade entre seis meses e quatro anos (faixa etária estipulada) serão beneficiadas com o programa: C.E.I. Aquarela; Alegria do Saber e Aprendendo Brincando. “O objetivo é proporcionar aos pequenos içarenses a oportunidade de melhorar a qualidade de vida desde a infância”, pontua o secretário de Saúde, Lauro Nogueira.

Conforme a nutricionista o produto será utilizado uma vez ao dia na refeição da criança, ressaltando que o suplemento não altera o sabor da comida, fazendo com que as crianças não o rejeitem.

Saiba mais

A infância é um período em que se desenvolvem grande parte das potencialidades humanas. Identificou-se que 200 milhões de crianças menores de cinco anos, residentes em países em desenvolvimento, não atingem seu potencial de desenvolvimento e a anemia é um dos fatores atribuídos a essa condição. Essas crianças possuem maior probabilidade de baixo rendimento escolar, o que provavelmente contribuirá para a transmissão intergeracional da pobreza com implicações para o desenvolvimento dos países. 

A anemia é considerada um dos problemas. Assim, somando às estratégias de redução da anemia, tem-se proposto à utilização de múltiplos micronutrientes. O Programa NutriSUS vem de encontro a ação conhecida internacionalmente como fortificação caseira que visa potencializar o desenvolvimento infantil e a prevenção e controle das deficiências de vitaminas e minerais, particularmente da anemia e deficiência de ferro. (fonte: Portal da Saúde)

Colaboração: Francis Leny