Saúde

Içara atende 240 deficientes auditivos

Foto: Divulgação / Comunicação Prefeitura de Içara

Foto: Divulgação / Comunicação Prefeitura de Içara

Desde 2009, quando o setor de Tratamento Fora de Domicílio (TFD) passou a ser informatizado, o município de Içara já prestou atendimento a mais de 240 deficientes auditivos. Com a disponibilidade de médicos especialistas, transporte e aparelho, a Secretaria de Saúde em parceria com o Governo do Estado, possibilita cuidados à saúde auditiva do cidadão.

O município oferta consultas com Otorrinolaringologista e Fonoaudiólogo, além do transporte para Florianópolis, onde são adquiridos os aparelhos para surdez através da clínica Otovida, conveniada com o Estado. “São encaminhados mensalmente de três ou quatro pacientes à capital, que somente possuem gasto com alimentação. Todas as demais necessidades são custeadas pelo Sistema Único de Saúde”, coloca o secretário interino de Saúde, Tiago Marcolino.

O morador do bairro Raichaski, Teonaz José de Souza, diagnosticou o problema em 2010 e desde então, garante melhora na qualidade de vida. “O convívio social era difícil. Me sentia muitas vezes excluído por não compreender os amigos e familiares, mas agora tenho outra vida”, coloca o aposentado de 72 anos, completando: “Só tenho a agradecer o apoio da Secretaria de Saúde que deu todo suporte para que eu pudesse viver mais feliz”.

Quem tiver dificuldade auditiva deve procurar a Estratégia de Saúde da Família do seu bairro para devidos encaminhamentos

Colaboração: Comunicação Prefeitura de Içara