Geral

Içara comemora 52 anos com premiações

Içara completa no próximo dia 30 seus 52 anos de emancipação político-administrativa, sendo que a data oficial é celebrada no dia 26 – feriado municipal. Em alusão ao aniversário da cidade, a Administração Municipal antecipou as comemorações nesta segunda-feira com um bolo memorativo e a divulgação dos vencedores do concurso fotográfico.

A solenidade aconteceu na Casa da Cultura com a presença de autoridades locais. Na oportunidade, o prefeito Murialdo Canto Gastaldon elogiou o trabalho da Fundação Cultural e enfatizou a importância da fotografia no registro do desenvolvimento da cidade. “A Fundação Cultural, por meio da presidente Eliana Jucoski e todos os funcionários conseguiram realizar muitos eventos neste ano que motivaram as pessoas a conhecerem Içara”, elogiou. “A cidade tem vida, ela cresce e à medida que se faz o registro fotográfico, registramos a história do município, preservamos o que não veremos mais”, emendou o prefeito.

O vice-prefeito, Sandro Giassi Serafin, destacou o crescimento da cidade. “A beleza da cidade é registrada nas fotos. A cidade que está em franco crescimento. Hoje nada mais é que um marco. Estamos comemorando 52 anos de Içara que se renova a cada dia”. A solenidade contou ainda com a apresentação aluna da oficina de Ballet Clássico da Fundação Cultural, Caroline Fernandes, com a adaptação da Camponesa, sob a coordenação da coreógrafa Maiana Sampaio; do professor e maestro, Reinaldo Hoepers e o grupo União das Famílias, da localidade de Coqueiros.

O concurso fotográfico titulado “Içara em Foco: Potencialidades Visuais 2013” teve como objetivo o de difundir a fotografia da cidade, bem como, por meio dos registros pictóricos, emoldurar valores visuais do município. Com a temática “Içara e seus aspectos naturais e culturais”, ao todo, foram 13 fotografias inscritas, três premiadas, sendo que oito delas ilustrarão o calendário de 2014, confeccionado pelo parceiro do projeto, a Gráfica Otomar, apoiado pelo empresário Waldemar Casagrande.

A banca avaliadora foi composta pela presidente da Fundação Cultural, Eliana Jucoski Monteiro; diretora de patrimônio histórico e museus, Sanete Monteiro Dagostin; coordenador de oficinas artísticas, João Gabriel da Rosa; assessora de imprensa, Alexandra Cavaler e os integrantes do Conselho Municipal de Políticas Culturais, o fotografo Gilmar Bonifácio e Tereza Feltrin Borges.

Na solenidade, a presidente da Fundação Cultural, Eliana Juscoski, agradeceu os participantes do concurso fotográfico. “Quando lançamos o concurso , precisávamos de pessoas que olhassem Içara, retratassem a cidade. Foi muito importante à participação de todos quando Içara comemora 52 anos. As fotos ficarão no acervo histórico da Fundação”, disse.

Ganhadores concurso fotográfico:

Primeiro lugar – Bruno Mendes Daross ( “Trilho”)

Segundo Lugar – André Luiz Laitano (“Céu Púrpura”)

Terceiro lugar – Bruno Dalpont (“Amanhecer em Içara”)

[soliloquy id=”51356″]