Geral

Içara poderá receber unidades do Senai e Sesi

Foto: Francis Leny

Foto: Francis Leny

O Governo de Içara pleiteia uma unidade do Serviço Social da Indústria (Sesi) e outra do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). O pedido oficial foi realizado na tarde dessa terça-feira com a visita do presidente e vice da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), Glauco José Côrte e Diomício Vidal e uma comissão formada por representantes do IEL e Senac entre outras áreas setoriais. A solicitação vem de encontro à necessidade da criação e instalação de novas indústrias na área empresarial, na localidade de Esperança.

O pedido foi recebido com “bons olhos” pelas lideranças que apontaram a instalação das unidades junto ou próximo a área empresarial. “A vinda da escola Senai, por exemplo, irá atrair novas empresas”, destacou Côrte. Um estudo abrangente será realizado em conjunto pelo Senai e Sesi, envolvendo pesquisa de processo de produção; localização; distância; deslocamento, entre outros. “A Fiesc possui todos os municípios do estado mapeados e isso facilitará o estudo”, lembrou o presidente da Fiesc.

Além de mostrar na reunião o mapa da área industrial à comitiva, o prefeito e vice, Murialdo Canto Gastaldon e Sandro Giassi Serafin, levaram parte do grupo para conhecer de perto o local. “Comprometemos-nos em viabilizar o terreno. A instalação de empresas como a Cimolai, o Terminal Intermodal e do TCA Transformação Veiculares Ltda, vai promover um impulso significativo naquela região e o crescimento que envolverá outras áreas, além do metal-mecânica, necessitará de mão de obra qualificada”, disse Murialdo. “Outros municípios como Morro da Fumaça e Jaguaruna também ganham com a instalação das empresas. Necessitamos das unidades em Içara”, complementou Sandro.

Entre as lideranças, a reunião também foi acompanhada pelo presidente do Sindicato das Indústrias de Massas e Biscoitos do Sul Catarinense, Ramiro Cardoso; secretário de Planejamento, Eduardo Rocha; de Educação, Antônio de Mello e de Saúde, Lauro Nogueira, além do vereador Israel Rabelo; empresário Carlos Budny e representantes do Ifsc; Secretaria Municipal de Assistência Social, Habitação, Trabalho e Renda.

Colaboração: Francis Leny