Geral

Içara recebe relíquia de São Donato

Um pequeno fragmento do osso do padroeiro seguiu em carreata do bairro Aurora até o Paço Municipal e depois, em caminhada até a Matriz São Donato

Após muita expectativa os fiéis içarenses receberam neste sábado, dia 1, a relíquia de primeiro grau do padroeiro São Donato. O fragmento ósseo do santo foi entregue na última semana pelo Arcebispo Riccardo Fontana, da Arquidiocese de Arezzo, na Itália, para uma comitiva içarense.

A recepção iniciou às 17h30 no bairro Aurora, de onde a relíquia seguiu em carreata até a Praça João Goulart, em frente ao Paço Municipal Ângelo Lodetti, para a celebração de acolhida. Em meio há centenas de fiéis, padre Antonio Vander apresentou o fragmento à comunidade. “Depois 1.700 anos é a primeira vez que Arezzo dispõe uma relíquia de São Donato para outra parte do mundo. É um orgulho saber que Içara irá contar com esta benção”, destaca Vander.

O vice-prefeito e integrante da Comissão de Assuntos Econômicos Pastorais (Caep), Sandro Giassi Serafin, frisou que o momento é único na história da cidade. “Não existem palavras que possam expressar a emoção em ter um pedaço do santo padroeiro. Com isso, São Donato está ainda mais representado em nosso meio”, coloca Sandro, que também integrou a comitiva que buscou a relíquia.

“A partir de hoje Içara e Arezzo passam a ser cidades coirmãs. Assim como os italianos vieram para estas terras em busca de oportunidade que nós possamos receber bem todos aqueles que aqui decidirem ficar. Que São Donato abençoe nossa cidade”, ressalta o prefeito Murialdo Gastaldon.

A entronização da relíquia na Igreja Matriz ocorreu às 19h, juntamente com a celebração da missa. A comemoração abre as festividades da 65ª edição da festa de São Donato, juntamente com uma exposição fotográfica e lançamento do livro que conta a vida do padroeiro.

Ao longo de toda cidade a ornamentação encantava os olhos com as cores da Itália. Toda decoração ficou por conta da Associação Ítalo Veneta de Içara (ACIVI), em parceria com a Fundação Cultural de Içara (FCI), Cooperativa Aliança e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).  

Na oportunidade em Itália, Içara recebeu das mãos das Irmãs Sacramentina de Bergamo a relíquia de primeiro grau de Santa Gertrude Comensoli. A cidade terá a pequena parte da pele para a dedicação do altar. 

Colaboração: Assessoria de Comunicação PMI

[soliloquy id=”138632″]