Geral

Içara terá primeira Estação Trabalho do Estado

Foto: Ascom Içara

Foto: Ascom Içara

Içara terá a primeira Estação Trabalho de Santa Catarina e a segunda do país. O prefeito de Içara, Murialdo Canto Gastaldon, e o Ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, assinaram, na tarde dessa segunda-feira, o termo de adesão para a implantação da Estação Trabalho na cidade que levará o nome de Dona Lora. O ato aconteceu no hall da prefeitura.

O convênio entre o Município e o Governo Federal prevê obra no valor R$ 2,7 milhões. A Estação Trabalho será construída na antiga Caixa do Carvão, localizado no Centro da cidade. O projeto é de 1.480 m² de área construída. Serão ofertados no local, em um espaço integrado, vários serviços aos trabalhadores, como acesso ao seguro-desemprego; cursos de qualificação profissional e social; espaço para eventos culturais e comercialização de produtos rurais e de micro e pequeno empreendedor.

Entre as cláusulas de obrigação, o Município também deve promover a mão de obra; mobiliário e material a fim de garantir o bom funcionamento do espaço. “A Estação Trabalho será um pólo de serviços. Hoje o trabalhador para ter acesso tem que caminhar para vários lugares. O novo local estimulará ainda a economia solidária, por exemplo, a feira livre, o artesanato. O espaço vai dar dinamismo diferenciado, com ótima infraestrutura”, declarou Murialdo. “Vai contribuir para qualidade de vida das pessoas de Içara e região. Será um local que contemplará várias atividades. Um investimento de R$ 2,7 milhões, com a oferta de vários serviços, que inclui também instituição financeira, área cultural…”, garantiu o ministro.

Conforme a secretária de Assistência Social, Habitação, Trabalho e Renda, Juci Fernandes, “a Estação Trabalho será um espaço para garantir a geração de emprego e renda, seja por meio do empreendedorismo, qualificação profissional e a inserção no mercado de trabalho. A proposta é concentrar num único espaço vários serviços ao trabalhador içarense”. “O Governo Federal é muito parceiro do município, desde as pavimentações à construção de creches e agora a Estação Trabalho. Além de Içara, que está em franco crescimento, os trabalhadores serão bastante beneficiados”, complementou a secretária de Articulação Estadual e Nacional, Marli de Fáveri.

Colaboração: Assessoria de Comunicação PMI