Segurança

Idoso é assassinado a facadas em sua casa de veraneio

Foto: Polícia Militar de Tubarão/Divulgação/Notisul

Foto: Polícia Militar de Tubarão/Divulgação/Notisul

O quarto assassinato deste ano em Jaguaruna foi registrado em uma situação bem diferente dos crimes deste gênero no município. Rainério Mendonça, de 71 anos, foi encontrado morto a golpes de faca, na madrugada desta sexta-feira, em sua casa de veraneio, no Balneário Camacho. Desta forma, são 24 homicídios neste ano na região.

Por volta das 2h30min, a Polícia Militar se deslocou à residência porque o seu carro, um Renault Sandero com placas de Gravatal, foi encontrado abandonado com o interior incendiado em uma rua no centro de Tubarão, cerca de uma hora antes.

Os documentos estavam dentro, o que possibilitou o contato telefônico com a esposa do idoso. A mulher, de 74 anos, informou que o marido estava sozinho, desde a última quarta-feira, na casa de veraneio.

Conforme informações do jornal Notisul, quando os policiais militares e profissionais do Instituto Geral de Perícias (IGP) chegaram à propriedade, havia indícios nos cômodos de que houve luta corporal. Um levantamento preliminar do perito indicou que o homem estava morto há cerca de cinco horas. Ele estava deitado no chão, de bruços, entre a cozinha e um corredor.

Os parentes de Rainério foram à casa de veraneio. Disseram à polícia que o homem não costumava carregar valores altos na carteira, mas não havia nenhum dinheiro dentro. Além do automóvel, dois pássaros silvestres das espécies papa-banana e curió foram roubados. Muitas destas aves chegam a custar mais de R$ 10 mil.

A investigação do latrocínio (roubo seguido de morte) – hipótese mais provável levantada pelos agentes – é de responsabilidade da Polícia Civil de Jaguaruna, que começará a colher os depoimentos da família. O corpo de Rainério foi recolhido ao Instituto Médico Legal (IML) da Cidade Azul, cidade onde morava com sua família.

Após discussão em bar, homem é ferido nas costas e no peito

Outro caso de facadas na região ocorreu no Balneário Garopaba do Sul, também em Jaguaruna. Um homem foi agredido com dois golpes por volta das 20 horas desta quinta-feira. A vítima, de 34 anos, foi atendida pelos bombeiros voluntários, que trabalharam na ocorrência em conjunto com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), de Morro da Fumaça.
De acordo com os socorristas, o homem foi ferido após uma discussão. Ele estava em um bar quando iniciou um desentendimento com outro homem, que sacou uma faca e desferiu os dois golpes. 

Um deles acertou as costas e o outro o tórax. A vítima foi levada ao Hospital de Caridade de Jaguaruna com dores e falta de ar. O agressor fugiu do local logo após a tentativa de homicídio e não foi localizado. Informações extraoficiais apontam que o autor é um adolescente.