Geral

Idosos participam de Café com Histórias no Museu ao Ar Livre

“É emocionante poder rever e vivenciar tudo isso novamente, da uma saudade da mãe, do pai e de como nós éramos felizes com coisas simples”, disse, emocionada, dona Ana da Silva Felizardo, de 76 anos ao visitar o Museu ao Ar Livre Princesa Isabel – Malopi. Neste tom de nostalgia, 21, idosos do município de Orleans, participaram, na tarde dessa terça-feira, de um Café com Histórias no museu. Eles fizeram uma visita guiada às unidades do museu, participaram de uma roda de causos e histórias e no final tomaram um café colonial como o dos imigrantes europeus.

“A intenção do projeto é proporcionar aos visitantes um momento de integração e resgate dos costumes, das tradições e de como eram feitas as tarefas do dia-dia, e o lugar perfeito para provocar esses sentimentos é o Museu ao Ar Livre Princesa Isabel, em Orleans”, ressaltou a Diretora do museu, Valdirene Böger Dorigon.

Seu Otávio Debona, de 63 anos, garante que momentos como esses vividos durante a tarde não tem preço. “Tudo isso tem um valor sem igual pra mim. Aquilo que vimos e falamos aqui hoje conta um pouco da minha história de vida, porque eu serrei madeira em serra como essa do museu e fiz muita enxada com a técnica e equipamentos que tem aqui”, lembra o aposentado.

Durante o café o presidente da mantenedora do museu, a Fundação Educacional Barriga Verde – Febave, Elcio Willemann, convidou os participantes para escreverem depoimentos em forma de cartas que farão parte do acervo da instituição. “Queremos guardar essas histórias que vocês tem na memória, esses “causos”, aquilo que torna vocês únicos e gostaríamos de ter este registro aqui”, completou Willemann. 

Colaboração: Comunicação e Marketing – Unibave

[soliloquy id=”82935″]