Geral

Igreja no Bairro Esperança comemora seu padroeiro e apresenta reforma em sua estrutura

A história religiosa da comunidade do Bairro Esperança, em Içara, ganha mais uma página. No próximo domingo (30), os fieis poderão conferir de perto o resultado de meses de restauração e reformas feitas na igreja, chamada Capela São Bom Jesus. Além da capela, as imagens que ela traz dos Santos também passaram por restauração.

A re-inauguração da igreja se dá em paralelo às comemorações do padroeiro da comunidade. A missa que dará abertura aos festejos será realizada às 10 horas de domingo, e será celebrada pelo pároco da Paróquia São Donato, padre Antônio Vander. Antes da missa, a comunidade, juntamente com os bairros vizinhos que um dia já fizeram parte da Capela São Bom Jesus, realizará um cortejo com a imagem do padroeiro. A procissão iniciará às 9 horas, e os fieis terão como ponto de partida a Matriz São Donato.

Toda a reforma e restauração da Igreja foi possível graças à união da comunidade que abraçou a causa.

Um pouco de história

Com a chegada dos colonizadores, no início do século XX, havia um ponto de referência conhecido como Núcleo São Bom Jesus. A comunidade cresceu aos arredores deste núcleo, e então, quando houve a doação de um terreno para a construção de uma capela, o nome já estava disseminando e a comunidade não hesitou em batizar a Capela como São Bom Jesus, e tomar para si o santo como padroeiro. Na época, a Capela passou a ser parte da Paróquia Nossa Senhora das Dores, de Jaguaruna. A capela, pequena, fora abençoada pelo padre Pedro Urkilis, em 1925. 

Em 1950, a capela deixou de pertencer à paróquia de Jaguaruna, e fora incorporada à Paróquia São Donato, que na época tinha como pároco o padre Boleslau Shimilieski. Quando o padre Bernardo Junkes assumiu a paróquia, os festejos de São Bom Jesus, até então realizados no dia 6 de agosto, foram transferidos para último final de semana do mês, respeitando assim a comemoração de São Donato (realizada em 7 de agosto). 

Anos mais tarde o crescimento da comunidade forçou uma nova construção, com um espaço que abrigasse um maior número de fieis. Em 1955 a construção da atual Igreja foi iniciada. A obra teria o objetivo de aumentar o espaço, sem perder a antiga construção, e assim foi feito. Ou seja, a Igreja atual foi construída ao redor da primeira construção, mantendo ali parte importante da história. Em 1956 a igreja foi inaugurada e abençoada pelo bispo Dom Anselmo Pietrulha, e, em 1960, todo o interior da Igreja foi pintado pelo artista Pedro Cechet.

Colaboração: Comunicação Capela São Bom Jesus

[soliloquy id=”143213″]