Geral

II Dia de Campo será realizado com produtores do bairro Verdinho

Palestras sobre alimentação de bovinos, trato de solo e pastagem, e inseminação artificial serão promovidas para agricultores

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Com intuito de fornecer informações de procedimentos técnicos sobre o setor rural e fortalecer as produções dos agricultores locais, o Governo Municipal, por meio da Gerência de Agricultura e Agronegócio, irá realizar o II Dia de Campo, nesta quarta-feira (18), no bairro Verdinho. O evento ocorrerá na residência do produtor Salésio Machado, localizada na Rodovia Governador Jorge Lacerda, próximo ao mercado Verdinho.

De acordo com o gerente de agricultura Salomão Roman da Silveira, serão realizadas palestras e debates sobre alimentação de bovinos, trato do solo e de pastagem e também sobre os procedimentos de inseminação artificial em animais. Para este evento, espera-se aproximadamente 60 agricultores da localidade.

Silveira ainda pontua quais informações que serão transmitidas aos produtores ao longo da palestra sobre o tratamento do solo. “A análise do solo é muito importante e através de nossos serviços iremos orientar para qual tipo de tratamento deve ser realizado pelo agricultor. Esta análise visa corrigir o potencial de PH do solo, a matéria orgânica que ele tem e a carência de minerais que faz com a planta não se desenvolva refletindo na queda da produção”, afirma.

O engenheiro agrônomo Fernando Lock Silveira explica que é através da análise que o profissional poderá indicar ao produtor a adubação correta. “Pretendo mostrar o quanto interfere na produção de leite e de corte. A apresentação irá demonstrar o aumento desta produção em período de inverno, já que a pastagem para essa época só germina durante a estação devido ao procedimento próprio para o solo frio”, explica Fernando.

Como no Dia de Campo anterior, a inseminação artificial também será debatida entre os presentes e será feito a apresentação do novo técnico do setor, Alexandre Blos Borges. “Explicaremos as virtudes desse processo de inseminação, pois temos disponível tipos de sêmen de 8 raças diferentes a um custo muito baixo, facilitando aos produtores o acesso. O técnico também irá avaliar o rebanho do produtor para dar uma orientação de que tipo de inseminação realizar para melhorar a linhagem já existente”, explica.

O serviço de inseminação é prestado pela gerência de agricultora pelo valor de R$20 por dose. Por meio desses debates, o intuito é fortalecer o contato e serviços entre a administração dos produtores. “Valorizar a agricultura indo de encontro de onde eles vivem proporcionando uma situação mais informal e mais rica. No campo, os agricultores se expõem mais, perguntam mais. Esse evento irá favorecer a presença deles e irá levar novas informações para que eles começarem a praticar”, pontua.

Colaboração: Denise Possebon