Geral

Imigrantes participam de confraternização de Natal

Secretaria de Assistência Social de Criciúma e voluntários organizaram o encontro festivo

O ano de mudança de vida para dezenas de imigrantes e para Criciúma, cidade que os acolheu, foi celebrado com festa em almoço organizado neste domingo, dia 21, no bairro Wosocris. Aproximadamente 400 africanos e oriundos de países da América Central residentes no município participaram do encontro de Natal. Funcionários da Secretaria de Assistência Social e voluntários trabalharam na cozinha e no atendimento da ceia.

O cardápio misturou pratos dos países de origem dos imigrantes e a comida tipicamente brasileira, segundo a assistente social da Casa de Passagem, Sandra Regina João. “Com apoio principalmente da igreja católica organizamos esta ceia natalina para confraternização, embora muitos deles sejam muçulmanos ou de outras religiões não cristãs. É uma forma de eles conhecerem mais um costume brasileiro e fortalecermos esse vínculo já estabelecido deles com a sociedade daqui”, explica.

O congraçamento fica como um marco definitivo de encerramento de 2014, na avaliação do prefeito Márcio Búrigo, ao passar no local. “O fluxo imigratório em direção a Criciúma deixou de ser problema social há algum tempo. O evento surpreendeu ao Poder Público do Município, mas nossa equipe agiu com rapidez e eficiência para acomodá-los de maneira digna e encaminhar a integração ao convívio social”, remontou o prefeito.

Colaboração: João Pedro Alves / Diretoria Executiva de Comunicação de Criciúma

[soliloquy id=”103057″]