Segurança

Inauguradas as duas novas alas da Penitenciária Sul em Criciúma

Estrutura abre 200 vagas e deve desafogar as unidades prisionais da região.

Foram inauguradas na tarde dessa terça-feira, dia 14, as duas novas alas da Penitenciária Sul, em Criciúma. Com investimento de mais de R$ 5,5 milhões a estrutura tem amplitude para mais 200 vagas, subindo para 552 a capacidade total da penitenciária. Agora, com a entrega do novo espaço, a tendência é desafogar as demais unidades prisionais da região. Já nos próximos dias devem ser transferidos para a Penitenciária Sul detentos condenados em regime fechado e que ocupam vagas em presídios regionais em Criciúma, Laguna, Tubarão e Araranguá.  

Para maior segurança, o controle nas novas alas é aéreo, de forma que os agentes penitenciários trabalham por cima das celas, sem contato direto com os detentos. Cada ala possui uma sala de aula e uma sala para oficinas de trabalho. “É a mais segura do Estado. Oferece oportunidade de trabalho com as oficinas, e estrutura para educação”, afirma a secretária de Estado da Justiça e Cidadania, Ada De Luca.

Os detentos da Penitenciária Sul realizam atividades que variam desde o trabalho na cozinha e na padaria, até serviços na lavanderia e celas. As atividades efetuadas nas oficinas são realizadas em parceria com empresas da região. “A unidade prisional é um lugar de vivência, trabalho e educação. A nova estrutura vem para otimizar e dar segurança a atividade prisional”, explica o diretor do Departamento de Administração Prisional (DEAP), Leandro Antônio Soares Lima.

Colaboração: Thiago Hockmüller/SDR de Criciúma

[soliloquy id=”52889″]