Geral

Incêndio na região das turfas deixa Araranguá sob fumaça

Forte fumaça toma conta da cidade desde as primeiras horas da tarde desta quarta-feira, dia 10

Foto: Reprodução Portal Satc

Foto: Reprodução Portal Satc

O calor excessivo nos últimos dias está trazendo mais problemas do que os habituais para a região de Araranguá. Uma forte fumaça e o cheiro de queimado tomam conta de cidade. Isso acontece devido ao incêndio ocorrido na região das turfas nos arredores do município.

A principal dificuldade para combater esse tipo incêndio é a origem do material, que se encontra no subsolo. “A turfa é um material que é inflamável e entra em combustão muito facilmente. Não temo como combater esse tipo de incêndio, pois não é como o fogo em vegetação, ele se alastra pelo subsolo, então temos que achar uma maneira de combater”, explica o tenente do Corpo de Bombeiros de Araranguá Samuel Ambroso.

Ainda segundo Samuel, uma guarnição do Corpo de Bombeiros está no local tentando combater o incêndio. “Vamos revirar a terra para tentar acabar com o fogo. O maior problema é a fumaça que está indo para a cidade”, contou o tenente em entrevista ao Portal Satc.  

Turfa

Turfa é um produto de origem vegetal, formada após a decomposição de restos de plantas em terrenos alagadiços. O material é utilizado para a produção de produtos agrícolas.