O alargamento da rodovia BR-101 será entre os quilômetros 232 de 235, em Palhoça.
Depois de discordarem inúmeras vezes sobre as obras de duplicação no Morro dos Cavalos, uma reunião realizada entre representantes indígenas, do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e do Ministério da Justiça, a Fundação Nacional do Índio (Funai) concordou com o início das obras da quarta pista na localidade.
A confirmação veio após a comprovação que as exigências de adequação ao projeto seriam atendidas. Para que o acordo seja fechado oficialmente, o Dnit deverá encaminhar um documento até amanhã com as modificações na planilha.
Segundo o jornal Notisul, as alterações solicitadas pela Funai incluem a instalação de um redutor de velocidade no trecho que fica em frente à reserva, com a imposição do limite de velocidade de 60 quilômetros por hora, a construção de uma calçada entre a rodovia e a reserva indígena e a transferência do ponto de ônibus que fica na frente da escola indígena.
O acerto fecha o impasse que se prolongava há vários meses, quando foi lançada a proposta de construção de uma quarta faixa no morro.
A pista excedente é uma medida paliativa até a construção dos dois túneis que fazem parte das obras de duplicação.
Quarta faixa
A ordem de serviço para o alargamento da pista foi realizada no dia 10 do mês passado. Até o momento, foram feitos os trabalhos de topografia e a remoção de serviços públicos, como cabos de fibra ótica e de rede elétrica.
Construção de túneis
Na localidade falta espaço para que trânsito flua mais tranquilo, como acostamento e a separação das pistas por barreiras ou canteiros. A definição para a construção dos dois túneis ainda leva em conta a subida bem acentuada nas pistas nos dois sentidos da rodovia, fator que causa lentidão ao trafegar.