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Índios concordam com a quarta pista no Morro dos Cavalos

O alargamento da rodovia BR-101 será entre os quilômetros 232 de 235, em Palhoça.

Foto:Muriel Albonico/Dnit/Divulgação/Notisul

Foto:Muriel Albonico/Dnit/Divulgação/Notisul

Depois de discordarem inúmeras vezes sobre as obras de duplicação no Morro dos Cavalos, uma reunião realizada entre representantes indígenas, do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e do Ministério da Justiça, a Fundação Nacional do Índio (Funai) concordou com o início das obras da quarta pista na localidade.
 
A confirmação veio após a comprovação que as exigências de adequação ao projeto seriam atendidas. Para que o acordo seja fechado oficialmente, o Dnit deverá encaminhar um documento até amanhã com as modificações na planilha.
 
Segundo o jornal Notisul, as alterações solicitadas pela Funai incluem a instalação de um redutor de velocidade no trecho que fica em frente à reserva, com a imposição do limite de velocidade de 60 quilômetros por hora, a construção de uma calçada entre a rodovia e a reserva indígena e a transferência do ponto de ônibus que fica na frente da escola indígena.
 
O acerto fecha o impasse que se prolongava há vários meses, quando foi lançada a proposta de construção de uma quarta faixa no morro.
 
A pista excedente é uma medida paliativa até a construção dos dois túneis que fazem parte das obras de duplicação.
 
Quarta faixa

A ordem de serviço para o alargamento da pista foi realizada no dia 10 do mês passado. Até o momento, foram feitos os trabalhos de topografia e a remoção de serviços públicos, como cabos de fibra ótica e de rede elétrica.
 
Construção de túneis

Na localidade falta espaço para que trânsito flua mais tranquilo, como acostamento e a separação das pistas por barreiras ou canteiros. A definição para a construção dos dois túneis ainda leva em conta a subida bem acentuada nas pistas nos dois sentidos da rodovia, fator que causa lentidão ao trafegar.