Geral

Infraero continua na administração do Aeroporto Diomício Freitas

Foto: Diego Colombo

Foto: Diego Colombo

O aeroporto Diomício Freitas, de Forquilhinha, vai continuar no comando da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). O acerto foi realizado na tarde desta segunda-feira, (2), na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional – Criciúma e os trâmites para a formalização do contrato já estão sendo feitos. O contrato da estatal com o aeroporto, que finaliza em fevereiro de 2015, será renovado por mais 10 anos.

“Estamos na administração desde 2006, o crescimento do aeroporto é percebido ano após ano. O ideal é uma concessão de 10 anos, assim temos tempo e segurança para formalizar contratos com empresas que tenham interesse em operacionalizar atividades no terminal. A Infraero deve investir mais de R$ 20 milhões no Aeroporto Diomício Freitas, recursos que vão refletir no crescimento da região”, ressalta a superintendente do Aeroporto Diomício Freitas, Marcia Aparecida da Silva. 

O aeroporto de Forquilhinha está participando de um Programa do Governo Federal para mais investimentos e ainda para melhorar a logística em terminais aéreos regionais. “Diversos técnicos do Programa já estiveram aqui fazendo análises e fomos aprovados nas três primeiras etapas. Estamos aguardando uma última avaliação para a disponibilidade dos recursos”, complementa a superintendente. 

Para o secretário de estado de desenvolvimento regional – Criciúma, João Fabris, é importante que a Infraero continue no comando do aeroporto de Forquilhinha. “O Sul está crescendo e isso é indiscutível. Parte desse desenvolvimento se dá ao pleno funcionamento do Diomício Freitas. O turismo e a indústria ganharam com a instalação do terminal”, relata Fabris. “Com a continuidade do aeroporto garantimos mais crescimento, consequentemente temos argumentos para atrair mais investidores”, enfatiza o secretario regional.

De acordo com a superintendente a alta rotatividade das aeronaves vem mostrando um crescimento gradativo. “É importante mostrar à população que temos um aeroporto de qualidade e com suporte necessário para atender a demanda”, afirma.

“O aeroporto possui 10 aeronaves angariadas. No geral, entre pousos e decolagens, temos aproximadamente 15 voos diários, quatro deles voos comerciais. Temos o objetivo e estamos trabalhando para tornar o Diomício Feitas, um aeroporto regional, em um local conhecido”, salienta Marcia.

O aeroporto

Desde março de 2006 o aeroporto Diomício Freitas é administrado pela Infraero. A empresa firmou convênio com o Governo do Estado de Santa Catarina para prestação de serviços de administração, operação, exploração, manutenção e desenvolvimento da sua infraestrutura.

Colaboração: Diego Colombo