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Inicia o atendimento via telefone para recebimento do FGTS

Foto: Milena dos Santos

Foto: Milena dos Santos

Os criciumenses que tem direito a sacar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), referentes aos temporais do mês de janeiro, já podem procurar atendimento, a partir desta sexta-feira (4). Com intuito de atender a demanda com mais agilidade e praticidade, a Caixa Econômica Federal (CEF) disponibiliza o serviço de atendimento via telefone. O número 0800 726 0207 funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 21h e aos sábados das 10h às 16h. A central opera até o dia 1º de agosto, data limite para sacar o fundo de garantia.

De acordo com o gerente regional da Caixa, Nelson de Souza, para o trabalhador ter o saque liberado, é necessário que tenha em mãos os documentos de CPF, do Programa de Interação Social (PIS)/Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep), o endereço onde reside e, para aqueles que possuem, o número da conta corrente ou poupança da Caixa. Conforme a coordenadora da Defesa Civil, Ângela Mello, os dados fornecidos terão que condizer com os existentes no sistema da CEF e Defesa Civil. “As informações serão checadas no sistema disponibilizado com as ruas contempladas, e se conferir, estiver OK, o FGTS é liberado”, afirma Ângela.

O atendimento via 0800 dura poucos minutos e logo o atendente deverá comunicar ao contemplado em qual dia poderá ir à agência retirar o valor. Nesse caso, o saque também poderá ser feito no autoatendimento com o cartão Cidadão. Para aqueles que já possuem conta na Caixa, o FGTS é depositado automaticamente na conta corrente ou poupança. O gerente afirma que a CEF está preparada para os atendimentos. “É um procedimento simples, serve de forma conclusiva. A equipe da Caixa menciona que 9.500 trabalhadores e toda demanda serão atendidos sem problemas”, explica Souza.

O saque, no valor máximo de R$6.620,00, deverá sair liberado dentro de cinco dias úteis. Aqueles para quem o FGTS não for liberado por meio do 0800, serão encaminhados para o atendimento presencial no Pavilhão de Exposições José Ijair Conti, que inicia a partir da quarta-feira (9). “Importante que todas as pessoas tentem fazer pelo 0800 porque não precisarão enfrentar filas, não vão precisar levar documentação nem assinar nada”, afirma o gerente.

Problema de comunicação

Durante este período da manhã, algumas pessoas que ligaram para o 0800 tiveram problemas pois alguns prestadores de serviços afirmaram que o atendimento não faria o cadastro via telefone. A situação já foi solucionada. Devido uma grande demanda de telefonemas, algumas ligações acabaram caindo em outra linha de setor de atendimento, o que acabou gerando um erro de comunicação entre atendentes e o público.

Colaboração: Denise Possebon