Geral

Iniciam as aulas em novos centros de educação infantil de Criciúma

As três unidades de centros de educação infantil municipais (CEIM) dos bairros Brasília, Santa Luzia e São Sebastião construídas através do Programa Nacional de Reestruturação e Aparelhagem da Rede Escolar Pública de Educação Infantil (ProInfância), já estão em pleno funcionamento. A secretária Municipal de Educação, Rose Reynaud, visitou, nesta quarta-feira (6), as novas edificações, dia em que as crianças, de zero a cinco anos, passaram a frequentar as escolas.

As edificações dos novos CEIM seguem um modelo padrão do Ministério da Educação (MEC) e foram conquistadas através de uma parceria entre a Administração Municipal e o Governo Federal. Segundo Rose, é fundamental que os profissionais que estão atuando dentro das novas unidades se sintam amparados pela Secretaria Municipal de Educação, para que leve as crianças um atendimento de qualidade. “Estamos felizes por poder verificar tantas crianças sendo atendidas num lugar tranquilo e adequado. Sabemos que neste primeiro mês é o momento de todos, alunos e pais irem se acostumando entre si. Esses espaços já estão atendendo aproximadamente 400 crianças. Criciúma está crescendo e temos que buscar uma forma de atendermos esta demanda. Nosso objetivo é garantir o acesso de crianças a creche e escolas de educação infantil”, declarou Rose.

Cada um dos prédios possui uma área de 1.211,92 m². A edificação é dividida em: Creche I, Creche II, Creche III e Pré-Escola, sendo que cada espaço possui duas salas para atendimento, banheiros de funcionários, lavanderia, área de serviço, despensa, cozinha, lactário, buffet, refeitório, pátio coberto, secretaria, sala de direção, sala dos professores, almoxarifado, hall, laboratório de informática, sala multiuso, dois sanitários infantis, sendo que um deles adaptado, anfiteatro, playground e trocadores. No São Sebastião está localizado o Centro de Educação Infantil Municipal (CEIM) “Profª Maria da Rosa Cunha”, na Santa Luzia o CEIM “Profª Hilda Meller Justi”, e no bairro Brasília o Centro de Educação “Profª Vandete Nunes Lima”.

De acordo com Rosinete Andrade, mãe da pequena Verônica, de 11 meses, que começou a frequentar o CEIM do bairro Brasília, a creche vem para contribuir com o desenvolvimento das crianças e principalmente facilitar a vida das mães. “Temos que deixar nossos filhos com alguém responsável. No início fiquei na dúvida, mas depois ganhei segurança e trouxe minha pequena para cá. A obra é bem estruturada”, comentou Rosinete.

Colaboração: Milena dos Santos/Diretoria Executiva de Comunicação

[soliloquy id=”79738″]