Geral

Início de ano é o melhor período para quem quer encontrar emprego

Iuri Talamini (Foto: Divulgação)

Iuri Talamini (Foto: Divulgação)

O período que compreende os três primeiros meses do ano é o ideal para quem busca uma oportunidade de emprego. O comércio ainda sente o reflexo das vendas de Natal e muitas vagas temporárias acabam sendo efetivadas. A prestação de serviços, principalmente em cidades turísticas, permanece em alta, e a indústria, que no fim do ano tende a estagnar o quadro de funcionários por conta da elevação do estoque começa a fase de novas contratações.

Exemplo disso é a empresa Sandriplast, localizada em Urussanga, uma das que oferece oportunidades nesta época. Conforme o diretor Rafael Sandrini, há vagas para diferentes postos. “Trabalhamos com plástico, e o serviço é bastante leve. Por isso abrimos para homens e mulheres. Como existe certa dificuldade em encontrar mão de obra especializada, oferecemos alguns atrativos no intuito de trazer mais profissionais e manter o quadro atual, o que é bastante importante”, afirma.

Entre as facilidades oferecidas pela empresa está a jornada de trabalho reduzida, respeitando o piso da categoria. “Muitas pessoas que estão conosco mantêm dois empregos, porque o horário diferenciado possibilita isso. É a forma que nós encontramos de oferecer algo a mais”, explana Sandrini. A gerente de Recursos Humanos (RH) da empresa, Vanessa Costa, conta que “aqui, nesta época, crescem as vendas e, consequentemente, as vagas. O problema é que não há candidatos para ocupá-las”, explana.

Aos 19 anos, Iuri Talamini aproveitou a chance. Trabalhando há poucos dias na Sandriplast, o jovem não desperdiçou a oportunidade de ter a renda própria. “Soube que tinham vagas abertas e vim atrás. Aqui o horário de expediente é menor, trabalho apenas seis horas por dia, então dá pra conciliar perfeitamente com os estudos. É ótimo, assim não preciso mais depender financeiramente dos meus pais”, coloca Iuri, que é operador de máquinas.

O economista e coordenador do curso de Economia da Unesc, Thiago Fabris, defende que o período é excelente para buscar uma oportunidade porque é normal aumentar a oferta e diminuir a procura. “Muitas pessoas saem de férias, vão para a praia, e deixam isso de lado”, comenta, ao lembrar que o setor de prestação de serviços é um dos que mais fica em evidência. “Gastronomia, hotelaria, guias. A necessidade é grande, por isso é a chance certa”, fala.

Dicas para encontrar emprego começo de ano:

– Use as oportunidades a seu favor: O final de ano é uma época em que se costuma encontrar amigos e familiares que não se vê com frequência. Aproveite e fale sobre seus objetivos e planos para o próximo ano.

– Crie uma lista com objetivos: Colocar no papel os seus objetivos para 2015 pode ajudar a não perder o foco. Pequenas tarefas como "mandar o currículo para três empresas por semana" ou ir "a cinco eventos por mês" podem parecer pequenos objetivos, mas ajudam a conseguir bons resultados.

– Pratique o seu texto: Escrever e-mails, cartas de apresentação e resumos parece tarefa fácil, mas não é. Para evitar aquele bloqueio crie modelos pré-estabelecidos de texto.

– Escreva artigos: Publicar textos sobre a sua área profissional é uma boa maneira de ficar conhecido. Faça uma lista de textos que poderia que poderia escrever e possíveis blogs ou sites para ele.

Colaboração: Samira Pereira/Ápice Comunicação