Geral

Inovações na área da construção civil marcam a 12ª edição da CasaPronta

Entre os diferenciais da feira, que acontece entre 15 e 19 de outubro em Criciúma, está o sistema de Construção Seca

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Faltam poucos dias para iniciar mais uma edição da CasaPronta, a feira da construção, da decoração e do mobiliário, que será realizada no pavilhão José Ijair Conti, em Criciúma. O evento acontece entre 15 e 19 de outubro e reunirá, no mesmo espaço, as novidades de todo o setor. Entre as empresas que apostam na feira para dar maior visibilidade aos seus produtos está a Nunes Construção Seca, de Braço do Norte, pioneira no que diz respeito à Construção Energitérmica Sustentável na região. O sistema, bastante difundido em países desenvolvidos, como os Estados Unidos, Canadá e na Europa, garante a racionalização da mão-de-obra, a agilidade na construção e a durabilidade da edificação.

Conforme o proprietário da empresa, Valcir José Nunes, o sistema construtivo chegou ao Brasil há menos de uma década e vem crescendo mais de 15% ao ano. “A principal diferença é que, por meio dele, é possível construir de maneira industrializada, e não manual, como é feito hoje, quando o pedreiro faz a massa, mistura, edifica pouco a pouco”, comenta Nunes. Na Construção Seca, a obra é erguida com painéis e estruturas metálicas, diminuindo consideravelmente o tempo utilizado até acabamento final.

Trabalhando com o sistema há quatro anos, Nunes conta que toda e qualquer edificação feita de alvenaria pode ser baseada pelo novo método. “Já fizemos postos de gasolina, centros comerciais e residências. Além de racionalizar a mão-de-obra, que está escassa no Brasil, e de a conclusão ser até 60% mais rápida, o desempenho térmico e acústico é muito superior ao dos métodos tradicionais”, pontua, lembrando, também, que pelos materiais serem feitos por multinacionais, o controle de qualidade é bastante expressivo.

Durante a Feira CasaPronta, para demonstrar o sistema e a forma que podem ser feitos os acabamentos, a Nunes edificará uma casa de quatro metros por oito metros no pavilhão. Conforme o idealizador da feira, Willi Backes, o intuito é fazer o público ter acesso direto às novidades. “Assim como essa casa, teremos muitas outras amostras de produtos, serviços e inovações da construção civil, da decoração e do mobiliário. Quem tiver interesse em conhecê-las não pode perder a feira, que contará com mais de 200 empresas e entidades expositoras de diversos Estados do Brasil. De 15 a 19 de outubro, Criciúma se tornará um polo no que diz respeito ao segmento”, comenta Willi.

Elevadores, dos mais simples aos sofisticados

Outra empresa que marcará presença na 12ª edição da feira é a Elevadores Castelo, que há mais de 30 anos instala diferentes tipos de elevadores em prédios, edificações e centros comerciais. A ideia, conta Cleverson Saviski, do setor administrativo da empresa, é apresentar e diferenciar uma máquina da outra, desde as mais simples às mais sofisticadas. “Pretendemos deixar um elevador em funcionamento durante a feira, e desenvolver o nosso estande a partir disso”, comenta Saviski.

No local, os visitantes terão acesso às informações sobre todos os modelos de cabines disponibilizados pela empresa. “Temos aquelas de aço inox escovado e as mais modernas, com maior quantidade de aço polido. Também dispomos dos elevadores panorâmicos e com espelho de corpo inteiro”, comenta ele, ao lembrar que a Castelo é a maior empresa do setor do Sul do país com capital nacional e uma das mais antigas do Brasil. “Há algum tempo não expomos, e temos a expectativa de que o resultado seja bastante produtivo”, comenta.

A feira CasaPronta acontece entre os dias 15 e 19 de outubro, no pavilhão de eventos José Ijair Conti. A entrada custará R$ 5,00 (cinco reais) e o estacionamento o mesmo valor.

Colaboração: Samira Pereira/Ápice Comunicação