Política

Instalação de Usina de Leite, Semana do Meio Ambiente e Conjunto Habitacional serão alguns dos assuntos em destaque nas próximas sessões do poder legislativo municipal

As próximas sessões da Câmara de Vereadores de Araranguá estão marcadas para junho. No último dia 21, ocorreu a última sessão de maio, completando o total das seis reuniões realizadas pelo poder legislativo todo o mês. Na semana que vem, temas relacionados às áreas do meio ambiente, agronégocio e habitação serão destacados pelos vereadores.

Na segunda-feira, dia 2, a Câmara Municipal receberá a equipe da Fama, a Fundação Ambiental de Araranguá, que promoverá uma mesa redonda sobre licenciamento ambiental, uma das atividades que será realizada durante a Semana do Meio Ambiente do município, que terá início naquela data e se estenderá até o dia  7 de junho.

Segundo o presidente da Câmara de Vereadores de Araranguá, Ozair da Silva, o Banha (PT), na oportunidade, será realizada a votação do Projeto de Lei No 4/2014, de autoria do poder executivo, sobre a homologação da escolha do animal (o boto) e da árvore (o ipê-amarelo) símbolos do município. "Teremos a participação da Fama, e a Fundação ficará à disposição da Câmara de Vereadores para realização de perguntas. Haverá também a votação do projeto para a disponibilização de um local para a instalação da usina de leite no município", ressaltou o legislador.

Este Projeto de Lei No 6/2014, também de autoria do Executivo, tem como objetivo possibilitar a aquisição de uma área destinada à instalação de uma unidade para captação e resfriamento de leite, gerando assim ganhos aos produtores da região.

Dessa forma também, a Associação de Produtores de Leite e Agricultores de Araranguá, em seu papel de apoiadora à atividade rural, poderá prestar um serviço ainda melhor aos homens do campo do sul do Estado. 

O terreno em questão pertence, atualmente, à Cidasc, a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina, e está situado às margens da BR-101, na comunidade de Sanga da Toca I, em uma localização estratégica, já que é um local próximo aos produtores e também possui um espaço adequado para a instalação de outros projetos que podem ser desenvolvidos futuramente, como a instalação da Agroindústria  processadora e da Central de Comercialização de Frutas e Hortaliças, além da Garagem e da Sede da Associação e da futura cooperativa.

Setor Habitacional

Já na sessão do dia 4, próxima quarta-feira, a Câmara de Vereadores receberá o Secretário Municipal de Bem Estar Social, Eduardo Merêncio (Chico), para que converse a respeito do projeto que prevê a construção de 120 casas populares na região do Morro dos Conventos, por meio do Programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal.

"Na quarta-feira, teremos a vinda dos profissionais da área da Assistência Social do município para falar do conjunto habitacional", contou o vereador. Outro encaminhamento dado na última semana, durante a sessão do dia 21, foi a convocação do proprietário do terreno e o empreendedor ligados ao projeto para virem na mesma data que o Secretário. Além desses profissionais, comparecerão à sessão pessoas que são favoráveis à instalação das moradias.

Cronograma das Sessões

Em junho, as demais sessões da Câmara de Vereadores ocorrerão nos dias 9 (segunda-feira), 11 (quarta), 16 (segunda) e 18 (quarta), sempre às 19 horas, na sede do poder legislativo municipal, na Rua Expedicionário Iracy Luchina, no bairro Urussanguinha.

Colaboração: Vanessa Irizaga/Assessoria de Imprensa

[soliloquy id=”68861″]