Geral

Instituto Mix: rede de escolas profissionalizantes de SC é considerada a maior do país

Há sete anos no mercado, a empresa de Araranguá possui mais de 70 cursos, em 300 franquias em todo o Brasil.

Alunos em aulas práticas de cursos profissionalizantes

Alunos em aulas práticas de cursos profissionalizantes (Foto: Divulgação)

Projetar uma empresa que fosse capaz de transformar sonhos em realidade. Esse foi o objetivo do empresário Alex Cavalheiro quando fundou o Instituto Mix de Profissões, em Araranguá, no Sul do estado, em 2010. Hoje, sete anos depois, já são 300 franquias em diversos estados do Brasil. Referência no ramo, já que é considerada a maior rede de escolas profissionalizantes do país, o Instituto recebeu o selo de excelência em Franchising da Associação Brasileira de Franquias – ABF por três anos consecutivos.

O Brasil possui mais de 142 mil franquias, segundo dados da ABF. No ano passado, as franquias faturam mais de R$ 151 bilhões, um aumento de 8,3% em relação a 2015. No primeiro trimestre desse ano, o setor de Franchising já faturou mais de R$ 36 bilhões, um crescimento no faturamento de 9,4% em relação ao mesmo período do ano passado. Entre as franquias que crescem e ajudam a impulsionar o segmento, está o Instituto Mix

Formandos de curso profissionalizante Foto Divulgação

Formandos de curso profissionalizante (Foto: Divulgação)

A Empresa

Segundo o Alex Cavallheiro, o modelo de negócio foi o que permitiu à empresa crescer e se consolidar no mercado. “Nosso diferencial é que temos um modelo de gestão muito bem formatado. Projetamos cada detalhe com muito cuidado. E fazemos um esforço extra pra conseguir consolidar todas as nossas franquias no mesmo modelo de gestão. Esse padrão de qualidade que nos posicionou bem no mercado”, afirma.

Para manter esse padrão de qualidade e transformar alunos em profissionais de sucesso, a empresa conta com mais de 20 mil colaboradores. São mais de 70 cursos profissionalizantes, divididos em oito áreas: saúde, tecnologia, construção civil, administração, gastronomia e os individualizados. Além desses, o instituto ainda possui o Imtalking (escola de idiomas) e cursos de beleza.

A necessidade de qualificação para conseguir ingressar ou se recolocar no mercado de trabalho contribui para o bom momento do negócio, que cresceu 20% apenas nos primeiros meses de 2017.

“A gente só não expande mais por falta de gente qualificada. Nossa maior dificuldade é encontrar pessoas qualificadas para operar nas nossas franquias. Mas não encaro isso como algo negativo. Por trabalharmos diretamente com educação, acredito que isso seja apenas um desafio para qualificarmos mais pessoas e atender nossa demanda”, revela Alex.

Uma das turmas dos cursos do Instituto Mix Foto Divulgação

Uma das turmas dos cursos do Instituto Mix (Foto: Divulgação)

Para driblar esse obstáculo, o Instituto Mix ainda possui a Universidade Corporativa Instituto Mix (Ucim). Com infraestrutura adequada para absorção do conhecimento, a Ucim fica em Santa Catarina com cursos para colaboradores e franqueados de todos os níveis. A empresa também conta com ferramentas para avaliar e acompanhar e dar suporte aos franqueados.

“Acredito no formato de franquias. Eu não teria como manter 300 escolas com o mesmo padrão de qualidade. Com as franquias, cada escola é muito bem cuidada pela equipe de cada localidade”, revela o empresário.

Para ele o segredo do sucesso é acreditar na educação. “Acredito que o sucesso possui três degraus. O primeiro é Deus, o segundo é a família e o terceiro é o trabalho. Além disso, é preciso acreditar que a educação causa impacto na vida das pessoas e trabalhar para melhorar a vida das pessoas”, finaliza Alex Cavalheiro.

Com informações do site G1 SC

Notícias Relacionadas

Empresa de Araranguá é considerada a segunda melhor franquia do Brasil

O prêmio foi oferecido pela revista Pequenas Empresas Grandes Negócios.

Matrículas abertas para cursos gratuitos do IFSC, em Criciúma e Urussanga

Maior rede de escola profissionalizante do país abre franquia em Nova Veneza

A escola vai oferecer cursos nas áreas de administração, beleza, construção civil, gastronomia, saúde e tecnologia.

Câmara de Criciúma aprova meia passagem para até 300 alunos de cursos profissionalizantes

Projeto foi apresentado pelo Executivo, baseado em ideia do vereador Zairo Casagrande.