Geral

Jaqueta de couro: uma peça que não sai de moda há mais de 500 anos

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A jaqueta é uma vestimenta bastante utilizada nas estações frias. É, também, conhecida pela praticidade e por diferenciar tribos. Exemplo clássico disso é o couro. O modelo remete aos rockeiros e também aos motociclistas viajantes e está na moda desde os tempos de Cabral. Há mais de 500 anos, elas chegaram junto com a tripulação portuguesa, que utilizava o couro para se proteger do frio. Depois passou por Elvis Presley e chegou até no Wolverine. Atualmente a jaqueta é frequentemente vista nas vitrines das lojas, e não apenas no Inverno, mas também nas demais estações do ano.

O proprietário da loja Tevah Criciúma e Tubarão, Dorvanil Vieira, diz que investir em couro nunca é arriscado. “A variedade de peças para os homens hoje é ampla, é difícil um que não tenha ou não invista neste tipo de roupa”, diz. Olhando rapidamente, elas parecem bastante semelhantes, mas as jaquetas de couro têm diferenças que pesam também no bolso. “Existe o couro animal e o ecológico. O animal é mais pesado, possui uma cartela de cores limitada e dura mais tempo. Já o ecológico é leve, tem mais cores e é mais barato. Pela variedade e custo acessível, faz com que o consumidor se interesse bastante”, explica Dorvanil.

O modelo de couro, além da beleza clássica, inspira masculinidade. É isso que diz quem utiliza o acessório. “Quando eu uso a jaqueta me sinto até mais confiante”, revela o metalúrgico Ricardo Oliveira, que prefere a jaqueta ao moletom. “Ela é casual e me permite ir para diversos ambientes sem me preocupar com a aparência. Com o moletom isso já é diferente”, conta.

Conforme Dorvanil, não é só com o estilo rockeiro que o modelo combina. “Ela é uma peça-chave do guarda roupa masculino porque é bem aceita em todos os ambientes. Se a pessoa vai a um show de rock, tudo bem. Se for a uma festa sertaneja, também combina. Isto é prova do quanto ela é versátil”, revela.

Embora o couro seja rei no mundo das jaquetas, há outros tecidos igualmente utilizados. “Os modelos feitos de algodão, lã fria, poliéster e outros são mais usados no dia a dia, no trabalho e em passeios”, enfatiza Dorvanil. Já nas ruas, o que tem feito a cabeça dos adolescentes atualmente são as jaquetas Versity, que imitam os uniformes de colégios americanos. Essas são feitas de algodão e poliéster.

Evite jaqueta com calça social

O conselho de Dorvanil é a utilização da jaqueta de couro com jeans ou sarja. “Ela vai bem com um sapatênis, uma botina ou mesmo um sapato esportivo. A maioria dos homens costuma usar o acessório com camisetas. Uma camisa polo também complementa o conjunto”, revela.

Como cuidar

Diferente da maioria das roupas, lavar uma jaqueta de couro exige alguns cuidados extras. “Jamais coloque na máquina de lavar. É recomendável limpar com um pano úmido e se estiver muito suja usar sabão neutro com água morna. O pano tem que ser úmido porque o excesso de água faz mal à roupa. Quando pôr secar, coloque no sol, mas fique atento ao tempo. Se deixar por muito tempo pode prejudicar o couro, mas tem que guardar seca, sempre. Na dúvida mande para uma lavanderia”, detalha o proprietário da Tevah. 

Últimos dias de descontos

Nas lojas Tevah Criciúma e Tubarão, os descontos estão acima do normal, as franquias estão organizando um Outlet. São diversas opções para os homens e que estão nos últimos dias com descontos elevados. “Faltam poucos dias para eles acabarem. Estamos com descontos de até 60%, são camisas, camisetas, calças, blazers, todos da marca Tevah, Happy, Tic By, e outros nomes renomados”, pontua Dorvanil.

Colaboração: Jadson da Luz/Ápice Comunicação