Geral

JBS Foods e avicultores voltam a se reunir dia 7 de maio

Foto: Douglas Saviato/Engeplus

Foto: Douglas Saviato/Engeplus

Após uma tarde e noite  com bloqueio de entrada e saída de veículos, caminhões com pneus furados e esvaziados, bloqueio de propriedade de avicultores e até mesmo termos circunstanciados feitos pela Polícia contra três pessoas que tentaram impedir a saída de caminhões carregados de aves vivas, a JBS Foods e a Associação dos Avicultores do Sul Catarinense entraram em acordo para voltar a se reunir no dia 7 de maio e tentar avanço no relacionamento.

A JBS aceitou esta decisão para evitar riscos iminentes à integridade física de funcionários, motoristas e integrados, e por respeito aos  poucos avicultores presentes em frente a fábrica. A empresa repudia as ações realizadas  na sexta à tarde e noite por pessoas a mando da Associação dos Avicultores Sul Catarinense na região de Forquilinha. Considera, inclusive, não se tratar de ações de avicultores integrados, mas por pessoas com outros  interesses, fato comprovado pelo comando da polícia militar que presenciou diversos eventos.

A JBS Foods concordou com a retomada das conversas na condição de que somente avicultores integrados participem, sem a presença de pessoas que não têm envolvimento com o sistema de integração e que vinham interferindo no movimento com outros interesses. "Todas as ações violentas observadas  na noite de sexta e madrugada de sábado foram realizadas por pessoas que não são avicultores. As  pessoas que tiveram termo circunstanciado também não são avicultores", explica o gerente corporativo de Agropecuária da JBS Foods, José Antônio Ribas.

Nas últimas quatro semanas, a JBS Foods fez um trabalho intenso quanto ao rendimento e remuneração entre os avicultores integrados. Foram feitas 72 reuniões individuais com os  produtores integrados para acerto de fluxo de caixa e  46 deles já estão com o processo ajustado para o sucesso do negócio e quitação dos financiamentos. Além disso, outros 300 avicultores receberam visitas de equipe técnica para aperfeiçoamento de manejo visando melhoria da renda.

A JBS Foods reafirma sua disposição de negociar com produtores dentro de uma agenda positiva focada única e exclusivamente na solução de problemas dos avicultores e no sucesso do negócio na região.

Colaboração: Andressa Fabris