Esporte

Jogos Abertos da Terceira Idade movimentam setor hoteleiro

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A partir do dia 16 de maio, a maior cidade do Sul do Estado começa a viver o espírito esportivo. Criciúma foi a escolhida para sediar a 8ª edição dos Jogos Abertos da Terceira Idade. O movimento na cidade aumenta e os atletas contribuem para o aquecimento da economia. Em Criciúma o número de atletas de todo o estado circulando pela cidade será aproximadamente três mil, o que é positivo economicamente para os hotéis, bares, restaurantes e o comércio em geral.

A rede hoteleira de Criciúma já está com quase todos os leitos reservados. “Nossos quartos estão 95% ocupados para a semana dos jogos. Para nós, um evento desse porte é muito bom. A procura tem sido maior para os quartos de luxo e semi luxo, acredito que isso seja devido ao poder aquisitivo dos atletas que priorizam um lugar confortável para descansar”, comenta Nilson Soares, gerente de um hotel da cidade.

Os atletas que vão disputar modalidades como bolão 23, bocha, canastra, dominó, truco e diversos tipos de danças, por serem da terceira idade, mostram nesses momentos a vitalidade que ainda possuem. Envolvidos e empolgados com os Jasti, esses atletas da “melhor idade” precisam descansar de forma confortável para estarem preparados pras disputas.

O número de delegações inscritas já ultrapassa 150, podendo aumentar até o dia 12 de maio, quando encerram as inscrições para os jogos. Com todos esses “velhinhos” em Criciúma, a rede hoteleira se torna insuficiente para atender a alta demanda de procura por leitos. A solução encontrada pode ser as pousadas alternativas. Diversas pessoas disponibilizaram casas e apartamentos para locação durante os jogos, a locação é feita direta com os proprietários, sem burocracia.

“Nós participamos com frequência dos eventos que acontecem na comunidade, o meu contato já estava disponível com a Comissão Central Organizadora –CCO para a locação de estadia durante os Jasti. O incentivo para participar é o bem comum que estamos fazendo, nós disponibilizamos um local confortável para que essas pessoas venham e tenham uma ótima experiência na nossa cidade e nós também temos um lucro com os aluguéis”, afirma José Moraes, eletricista aposentado. “Além disso, a gente também se diverte com os hóspedes temporários”, completa. Os preços dos aluguéis alternativos variam de acordo com o que será oferecido na estadia.“Além dos leitos, existe toda uma estrutura de conforto que inclui com ar-condicionado ou ventilador, televisores e preparamos um tradicional café da manhã”, explica Moraes.

Esporte na melhor idade

Criciúma, que já foi sede de grandes eventos esportivos de Santa Catarina, abre suas portas para receber a disputa da 8ª edição dos Jogos Abertos da Terceira Idade – Jasti. Os jogos serão realizados entre os dias 16 e 19 de maio.

A CCO está com uma lista dos contatos interessados em disponibilizar espaços como pousadas alternativas para os atletas das competições. O contato para disponibilizar locais que sirvam de estadia na semana dos jogos pode ser feito com a Gisele Frigo, coordenadora executiva da Comissão Central Organizadora dos jogos pelo telefone (48) 3438-0038.

Colaboração: Susane Meireles