Geral

Jovem deficiente visual de Braço do Norte encanta com violino

Foto: Reprodução Jornal Diário do Sul

Foto: Reprodução Jornal Diário do Sul

O gosto pela música sempre marcou o jovem de 17 anos Gesiel de Souza Zanelato. Não é à toa que todo instrumento que cai em suas mãos chama a atenção dele. Há pouco mais de um ano Gesiel, que é deficiente visual, conseguiu encontrar uma forma de aprender a tocar violino. 

“O professor ensina as notas, eu gravo, decoro os sons e reproduzo no instrumento. É a forma que encontrei para aprender. Sempre gostei muito de ouvir música, principalmente religiosa, mas também estou aprendendo outros estilos”, conta.

Conforme reportagem do jornal Diário do Sul, ele executa mais de 60 músicas no violino, e não para por aí. Também toca teclado e violão. “No violão pego muita coisa de ouvido, mas o violino é mais difícil. O primeiro instrumento que tentei aprender foi a flauta, mas tive muita dificuldade e passei para outros, mas sempre tento novos”, comenta. 

A deficiência visual nunca foi um problema. Recentemente, Gesiel, aluno da Escola Municipal Professor Antônio Rohden, em Braço do Norte, se apresentou tocando violino, emocionando colegas e professores. “Na verdade, a apresentação – que ocorreu nas comemorações da Semana da Pátria, na prefeitura da cidade – foi uma surpresa para mim. Eu não sabia que ia me apresentar, mas foi muito bom, uma grande emoção”, conta. “A música é muito motivadora. Quero aprender mais, saber tocar mais coisas. Não entendo a deficiência visual como um empecilho. Não deixo de fazer as coisas que desejo e vou atrás dos meus sonhos”, afirma.