Geral

Jovem precisa de doações de sangue

Foto: Divulgação/Diário do Sul

Foto: Divulgação/Diário do Sul

Muitas vezes, um gesto pode aliviar o sofrimento de muitos doentes. A lagunense Thaís Laurindo da Silva luta contra o câncer há três anos e, em breve, deve se submeter a um transplante de medula. Seus familiares pedem para que, quem puder, faça uma doação de sangue ao Hemosc e apresente o código 1065664. 

Thaís necessita de constantes transfusões e os familiares precisam repor as bolsas utilizadas no banco de sangue. O próprio Hemosc está com o estoque baixo, principalmente de RH negativo. O namorado da jovem, Willem Steinheuser, conta que em março iniciará um tratamento mais agressivo e precisará fazer transfusões diárias. “Ela fará quimioterapia para eliminar todas as células cancerígenas do corpo, para poder fazer um transplante de medula. Não é necessário esperar até março para doar. Podem doar antes”, explica Willen.  

O drama de Thaís iniciou quando a moça precisou se submeter a uma cirurgia para a retirada do apêndice. O médico percebeu que o exame de sangue estava alterado. Depois de tomografias, foi descoberta que ela tinha leucemia. 

A jovem começou a realizar o tratamento em Criciúma. De acordo com o pai, o servidor público Edson da Silva, Thaís já passou por quimio e radioterapia. “Ela tinha um câncer que não precisaria de um transplante e que chegou a regredir. Mas o câncer voltou mais forte”, conta o pai. Thaís chegou a prestar vestibular e entrar na faculdade de Administração, mas precisou trancar o curso. 

Segundo o Diário do Sul, Willem acompanha a batalha de Thaís há dois anos. Os dois namoram há nove meses. O rapaz chegou a raspar o cabelo quando os fios da moça caíram por causa da quimioterapia. “Durante o tratamento, ela sempre foi muito alegre. A oncologista falou que Thaís é uma das poucas pacientes que consegue manter o humor elevado durante o tratamento”, revela o namorado.

A unidade de coleta do Hemosc em Tubarão funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 até 12h30.  

O que é necessário para doar sangue?
Ter idade entre 18 e 69 anos, 11 meses e 29 dias;
Doadores com idade de 16 e 17 anos de idade são aceitos para doação mediante a presença e autorização formal dos pais e/ou responsável legal;
O limite de idade para primeira doação é de 60 anos;
O candidato à doação deve estar em boas condições de saúde, sem feridas ou machucados no corpo;
Pesar acima de 50 kg (com desconto de vestimentas);
Apresentar documento de identidade com foto, emitido por órgão oficial: RG, carteira profissional, carteira de motorista, etc.
Ter repousado bem na noite antes da doação;
Evitar o jejum. Fazer refeições leves e não gordurosas, nas quatro horas que antecedem a doação;
Evitar uso de bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas;
Evitar ir acompanhado com crianças, sem acompanhantes.