Saúde

Justiça determina bloqueio de valores devidos ao São José

Foto: Lucas Mendes / Arquivo Clicatribuna

Foto: Lucas Mendes / Arquivo Clicatribuna

A Justiça Federal determinou o bloqueio, no Fundo Nacional de Saúde, do valor correspondente à produção do mês de dezembro do Hospital São José. De acordo com a instituição, ainda não foi feito o pagamento por parte do Ministério da Saúde, que só na semana passada efetuou o repasse do valor correspondente a novembro.

O valor devido será informado à Justiça pelo próprio Hospital São José. Caso não haja o valor necessário no Fundo Nacional, o juiz federal Paulo Vieira Aveline decidiu que será feita uma consulta na conta do Estado de Santa Catarina. Caso também não haja disponibilidade do montante, a consulta será na conta do Município de Criciúma.

Depois, a quantia será repassada a uma conta judicial e encaminhada ao Hospital São José. Por ser credor de uma dívida de R$ 20 milhões devida pela União, pelo Estado e pelo Município, o hospital interrompeu os atendimentos eletivos (aqueles que não são urgência ou emergência) no dia 22 de dezembro e só retomou no dia 6 deste mês.

De acordo com o Portal Engeplus, paralisação só teve fim porque a Justiça Federal assim determinou, em resposta a uma ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público Federal.