Geral

Justiça ordena a colocação de urnas de votação nas cidades atendidas e o acesso à lista de votantes por todas as chapas concorrentes

Oposição e associados garantem na justiça a participação dos cooperados residentes em Tubarão, Pedras Grandes, Orleans e Treze de Maio

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O juiz da comarca de Jaguaruna, Welton Rubenich, concedeu duas liminares ingressadas pela chapa do associado, Nossa Coorsel, comandada pelo candidato a presidente, Geraldo Knabben. As duas liminares exigem que o atual presidente, Ivanir Vitorassi, garanta urnas nas demais cidades onde há votantes e que libere, em até 48 horas, a lista de votantes da cooperativa.

A chapa de oposição conseguiu, assim, garantir o direito dos associados de participarem do processo eleitoral, uma vez que a intenção da atual administração da cooperativa era manter apenas uma urna de votação em Treze de Maio.

O juiz Welton Rubenich também decidiu que a lista de associados aptos a votar, antes negado pela atual administração da Coorsel, é “que lhe permitiria o exercício igualitário da disputa eleitoral, permitindo maior abrangência da votação e desenvolvendo o verdadeiro espírito democrático”.

Na decisão sobre a lista de votantes a multa diária em caso de descumprimento é de mil reais e em relação às urnas nas cidades de Tubarão, Pedras Grandes, Treze de Maio e Orleans a multa chega a R$100 mil.

De acordo com o candidato Geraldo Knabben, a vitória na justiça não foi da chapa de oposição, mas de todos os associados. “Entramos com essas duas ações na justiça porque queremos que a campanha seja justa, e que o cooperado tenha condições de escolher e votar em quem está mais preparado para administrar a Coorsel. É um direito do associado participar do processo eleitoral na cidade em que mora. Assim como uma chapa que não está no poder tem direito a uma disputa igualitária, sem manobras pensadas por quem quer se perpetuar no poder”, explica.

A eleição da Coorsel acontece no próximo dia sete de fevereiro. Dentre as principais propostas da chapa Nossa Coorsel estão o fim da reeleição e a redução em 10% das tarifas de energia elétrica. 

Colaboração: Jadson Fernandes da Luz / Ápice Comunicação