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Laguna: ponte está mais de 80% pronta

Foto: Divulgação/Diário do Sul

Foto: Divulgação/Diário do Sul

Depois de 25 meses de trabalho no Canal de Laranjeiras, o consórcio Camargo Corrêa/Aterpa M. Martins/Construbase ultrapassou 80% de conclusão da Ponte Anita Garibaldi. O prazo para entrega da maior obra em andamento em Santa Catarina continua sendo maio de 2015, mas a expectativa é de que a conclusão total possa ser antecipada para o mês de abril.

Essa marca positiva foi divulgada ontem durante uma visita idealizada pelo deputado federal Edinho Bez na condição de integrante da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados. Essa comissão, que tem como “braço direito” o Tribunal de Contas da União (TCU), tem por objetivo evitar que obras importantes apresentem atrasos ou fiquem paradas. Também estiveram na visita o prefeito de Pescaria Brava, Antônio Honorato, e o secretário de Saúde de Laguna, Felipe Remor, que representava o prefeito Everaldo dos Santos.

De acordo com o engenheiro civil Luiz Gustavo Zanin, a obra já chegou a uma das etapas mais complicadas: a montagem do vão estaiado.

“É uma etapa bem delicada, com a construção dos mastros, colocação das aduelas e fixação das estaias. Nesta época do ano o vento mais forte às vezes atrapalha o ritmo dos trabalhos, mas apesar de tudo é possível que consigamos entregar a ponte um pouco antes do previsto”, explica.

Conforme o jornal Diário do Sul, o ritmo mais acelerado na ponte está concentrado na parte sul, onde a colocação das primeiras aduelas iniciou há alguns dias. Como nessa primeira fase os vãos estão praticamente na margem da lagoa e a profundidade muito rasa impede a utilização das balsas, o transporte das aduelas do canteiro de obras até a treliça é feito em caminhão pela BR-101. 

Essa manobra, apesar de ser em um trajeto de menos de três quilômetros, precisa de carros de apoio e causa lentidão na rodovia. No lado oposto, todos os vãos até o mastro de apoio central estão prontos e as pré-lajes que receberão as pistas duplicadas já foram praticamente todas concretadas.

Ponte Cavalcanti

Além da Ponte Anita Garibaldi, a Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados observa com atenção outras obras da duplicação da BR-101. No Morro dos Cavalos, a construção do túnel ainda é uma incógnita por conta de questões indígenas, mas pelo menos a construção da quarta pista amenizou a situação. 

Em Tubarão, a construção do túnel do Morro do Formigão está em fase final, enquanto a demolição da antiga Ponte Cavalcanti ainda não foi iniciada e prolonga a vida do gargalo no trânsito nesta área. A ordem de serviço para esse projeto já foi assinada, mas o início dos trabalhos está indefinido, assim como a construção de uma nova travessia no local.