Geral

Laguna terá bilhetagem eletrônica no transporte público

Foto: Secom Laguna

Foto: Secom Laguna

Os usuários do serviço de transporte coletivo de passageiros de Laguna, nos próximos meses, contarão com os benefícios do sistema de bilhetagem eletrônica. 

No sistema serão utilizados cartões com a foto do usuário e chip de memória e segurança, onde ficarão armazenados os créditos equivalentes ao número de passagens que o usuário adquirir. 

Gradativamente, os 53 coletivos que compõem a frota do município serão habilitados com o sistema, que possibilita o pagamento da passagem com um cartão. 

Divididos em seis modalidades, o bilhete eletrônico poderá ser feito para estudantes, trabalhadores, funcionários públicos, estudantes, passageiros isentos, professores e o comum, garantido a pessoas que não se enquadram nas demais categorias, ou são passageiros eventuais.

A metodologia, comuns em outras cidades, traz mais comodidade e agilidade aos passageiros. Além disso, há a expectativa que a segurança aumente porque a utilização do bilhete eletrônico diminui a circulação de dinheiro dentro dos ônibus. 

Nova entrada

Outra vantagem está no embarque, passa a ser pela porta dianteira do veículo, tornando-se mais rápido.

Para que o sistema entre em operação, o Ponto de Venda da Lagunatur, empresa responsável pelo transporte coletivo do município, já está realizando o cadastramento dos clientes. Os primeiros a serem incluídos na nova metodologia são: estudantes, professores e funcionários públicos.

Ao realizar o cadastro é necessário que os estudantes apresentem a declaração da instituição de ensino. Os professores, precisam fornecer declaração da escola em que consta o período em que lecionam e a última folha de pagamento. 

Já os funcionários públicos devem fornecer cópia do CPF e declaração da prefeitura em que ateste o vínculo empregatício.

Os passageiros que se enquadram nas três categorias devem apresentar ainda um comprovante de residência atualizado e uma foto 3×4. O cartão eletrônico pode ser retirado após uma semana da solicitação.

A expectativa é que em até 30 dias já possam ser comercializados créditos no cartão, que serão utilizados inicialmente nas linhas Mar Grosso x Cabeçuda e Circular . 

O passe de papel ainda poderá ser utilizado, mas tão logo todas as categorias estejam cadastradas, ele deixará de ser vendido.

Servidores públicos precisam de declaração

Os funcionários públicos devem fornecer cópia do CPF e declaração da prefeitura, onde ateste o vínculo empregatício para realizar o cadastro no sistema de bilhetagem eletrônica. Os servidores devem procurar o departamento de recursos humanos, anexo ao hospital de Laguna. Aproximadamente, 100 servidores utilizam o vale-transporte. De acordo com Sônia Candido, do Departamento de Recursos Humanos, mais da metade dos trabalhadores já retiraram sua declaração para adquirir a bilhetagem eletrônica.

Onde realizar o cadastro e tirar dúvidas

O Ponto de Venda da Lagunatar fica na rua coronel Fernandes Martins, 383 (próximo à Udesc), no bairro Progresso e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h ao meio dia e das 13h30 às 18h. Mais informações sobre a bilhetagem eletrônica podem ser obtidas pelo telefone: 3646-1365 ou pelo email: lagunatur@bizz.com.br.